Zâmbia

Vale inicia em setembro projeto de exploração de cobre de US$ 400 mi

Agência Estado
12/07/2010 12:34
Visualizações: 23
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou na última quinta-feira (8), que a Vale iniciará em setembro, na Zâmbia, o projeto de exploração de cobre, estimado em US$ 400 milhões. Em discurso no encontro com o presidente da Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, Lula disse que a meta é explorar 50 mil toneladas de cobre por ano e gerar 1,5 mil empregos diretos.
 
Lula voltou a criticar o posicionamento dos países desenvolvidos e de instituições como FMI e o Banco Mundial, no processo da crise financeira internacional. Ele disse que o FMI ficou em silêncio e o Banco Mundial mudo e que não foram tomadas decisões concretas para dar garantias de que a crise terminou. "A crise poderia ser tratada como se fosse coisa do passado, se os países ricos colocassem em prática medidas discutidas no G-20, disse Lula, referindo-se ao grupo dos países com maiores economias. "O sistema financeiro não está controlado, paraísos fiscais ainda existem e ainda não há crédito para atender o comercio internacional", completou. Segundo ele, ainda vale a regra de que só países pobres têm de pagar por suas contas.
 
Lula reafirmou o interesse do governo brasileiro de se aproximar da África. Disse que a fé que tem no desenvolvimento das oportunidades de negócios de países como a Zâmbia é maior que a dos próprios africanos. "Nós acreditamos na África mais do que os próprios africanos. Falo isso de coração". Ele reclamou dos Estados Unidos, citando a disputa no âmbito da Organização Mundial do Comércio sobre o algodão "Nós ganhamos, mas entre a gente ganhar e eles cumprirem, o governo brasileiro precisou fazer medida provisória com retaliações a produtos americanos para que eles descobrissem que nós não estávamos brincando", disse.
 
Sobre a possibilidade de assumir um cargo no Banco Mundial ou no Fundo Monetário Internacional, quando deixar o governo do Brasil, Lula respondeu a um jornalista da Zâmbia que esses rumores não passavam de boatos. "Eu não sou banqueiro, e não sei quem plantou essa notícia". Lula segue agora para Johannesburgo, onde hoje à noite participará da cerimônia de início da jornada da Copa do Mundo Brasil 2014.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19