Energia

Vale e australiana investirão em 2 parques eólicos no RN

Agência Estado
25/06/2012 13:42
Visualizações: 136
A Vale e a australiana Pacific Hydro firmaram uma parceria para a construção e operação de dois parques eólicos no Rio Grande do Norte. Cada empresa terá 50% dos projetos, que já receberam as licenças ambientais necessárias. O investimento para a estreia da mineradora em energia eólica é estimado em R$ 650 milhões e o início das operações está previsto para 2014.

O contrato prevê que a energia elétrica produzida nas unidades será consumida exclusivamente pela Vale por um período de 20 anos. A mineradora utilizará 100% da geração em suas operações. A parceria permitirá que as companhias finalizem os projetos, incluindo a compra de equipamentos e o desenvolvimento de linhas de transmissão.

Segundo a diretora de RH, Saúde e Segurança, Sustentabilidade e Energia da Vale, Vânia Somavilla, a demanda global da Vale por energia elétrica deve crescer 150% até 2020 e a empresa busca alternativas para suprir essa necessidade utilizando fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica e biomassa. Além de diversificar a matriz energética da Vale, a inclusão de projetos eólicos também deve reduzir o volume de emissões da companhia e assegurar competitividade de custos em longo prazo, avalia a executiva.

Segundo a Pacific Hydro, a parceria com a Vale é o primeiro modelo de comercialização de energia que combina mercado livre e autoprodução para parques eólicos no Brasil. O acordo é um passo importante para a estratégia da empresa no país. "Este modelo vai permitir a expansão do mercado eólico brasileiro para além do mercado de leilões regulados, no qual a maior parte da capacidade eólica brasileira tem sido desenvolvida até hoje, e estamos buscando aprofundar nossa parceria com a Vale no Brasil e no mundo", diz, em nota, o CEO da Pacific Hydro, Rob Grant.

A empresa australiana opera no Brasil desde 2006. A Pacific Hydro tem 58 MW em operação em dois parques eólicos na Paraíba, que fornecem energia para a Eletrobras. Internacionalmente, a companhia desenvolve e opera mais de 300 MW em parques eólicos e usinas hidrelétricas na Austrália, onde construiu o primeiro parque eólico comercial do país. O grupo opera também 500 MW em hidrelétricas de correnteza no Chile.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19