Negócios

Vale: contrato de longo prazo só pautou 20% das vendas

Agência Reuters
16/02/2012 17:58
Visualizações: 145
O modelo de precificação de longo prazo para a comercialização de minério de ferro só pautou 20% das vendas da Vale no quarto trimestre de 2011, revelou hoje (16) um executivo da mineradora.

"Com relação a preços, 80% das nossas vendas estão se referindo ao preço real do trimestre, quer dizer, seja o spot diário ou seja a média do mês ou a média do trimestre, dependendo da negociação que é feita com os clientes. E 20% se mantém na fórmula anterior", afirmou o diretor de Ferrosos e Estratégia da Vale, José Carlos Martins, em teleconferência para analistas de mercado.

A troca do modelo que mantinha estabilidade no preços por formas de negociação que provilegiam o mercado spot foi um dos fatores que contrubuíram para reduzir o lucro da empresa no final do ano passado, conforme apontaram analistas de mercado.

Mas o executivo ponderou que o impacto negativo da mudança de precificação poderá ser revertida.

"Na medida em que o preço se estabiliza num determinado patamar, a tendência é de os dois preços convergirem e não tem muita diferença entre os dois. No primeiro momento, é que se tem impacto entre os dois", acrescentou.

A Vale registrou lucro líquido de US$ 4,672 bilhões no quarto trimestre do ano passado, num recuo de 21% na comparação com o mesmo período de 2010, mas o resultado foi suficiente para fazer a mineradora fechar 2011 com um novo recorde anual, de US$ 22,88 bilhões de lucro. O balanço foi divulgado na noite de quarta-feira (15).

O lucro da maior produtora de minério de ferro do mundo ficou exatamente dentro da média de projeções de analistas consultados pela 'Reuters', que já esperavam por um resultado mais fraco no último trimestre do ano por causa de menores preços do principal produto da companhia.


Crescimento a partir de Carajás

Na mesma teleconferência, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou que a empresa está focada no crescimento orgânico, especialmente com a expectativa em torno de Serra Azul e mina de Serra do Norte.

Ele informou ainda que a companhia não está envolvida em negociação para compras de outras empresas, mas observa oportunidades no mercado.

Os executivos que participaram da teleconferência afirmaram ainda que a Vale está aguardando avaliação de associações representativas do setor de mineração para agir com relação à cobrança de novas taxas criadas por Minas Gerais, Pará e Amapá.

A Vale reiterou que os problemas com portos chineses se limitam a questões técnicas. Recentemente, o governo chinês impôs limitações à entrada dos Valemax.

A Vale avalia que com o funcionamento do centro de distribuição na Malásia todas as questões referentes aos meganavios deverão ficar solucionadas, segundo Martins.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13