Energia

UTE Bio Formosa entra em operação comercial

A CPFL Energia, por meio da CPFL Renováveis, informou que a Usina Termelétrica (UTE) Bio Formosa entrou em operação comercial hoje (2). A usina é movida a biomassa de cana-de-açúcar, está localizada no município de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, e tem potência instalada de 40 MW. O

Redação
02/09/2011 19:01
Visualizações: 482
A CPFL Energia, por meio da CPFL Renováveis, informou que a Usina Termelétrica (UTE) Bio Formosa entrou em operação comercial hoje (2). A usina é movida a biomassa de cana-de-açúcar, está localizada no município de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, e tem potência instalada de 40 MW. O Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (“CCEAR”) para venda é de 11 MW médios. Além disso, a UTE destinará 5 MW médios para o mercado livre.

A Bio Formosa recebeu investimentos de cerca de R$ 130 milhões e entra em operação pouco mais de um ano após o início da operação comercial da UTE Baldin, localizada em Pirassununga, São Paulo, também movida a biomassa de bagaço de cana, com 45 MW de potência instalada - 15 MW para consumo próprio e 30 MW exportados.

Em agosto, a CPFL Renováveis anunciou investimentos de R$ 311 milhões nas UTEs Alvorada e Coopcana, localizadas nos estados de Minas Gerais e Paraná, respectivamente, que somam 100 MW de potencia instalada e excedente exportável de 36 MW médios. As obras devem estar concluídas em 2013. O modelo adotado pela CPFL Renováveis prevê a construção e operação da usina, fornecendo o vapor ao usineiro e viabilizando a operação por meio da comercialização da energia excedente.

Com a UTE Bio Formosa, o portfólio da CPFL Renováveis nessa fonte renovável alcança 85 MW em operação e 245 MW em construção, além de 1.230 MW em preparação e desenvolvimento.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19