Tecnologia

USP e Petrobras pesquisam automação

Jornal do Commercio
19/09/2008 09:57
Visualizações: 169

Implantar e ensinar tecnologias da área de automação industrial, além de realizar atividades de pesquisa. Esse é o objetivo Centro de Excelência em Tecnologia de Aplicação em Automação Industrial (Cetai), uma parceria da Escola Politécnica da USP com a Petrobras, inaugurado no mês passado, no campus da Cidade Universitária, em São Paulo. O Centro faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Otimização e Confiabilidade (PróRec) da empresa. Serão investidos R$ 4 milhões.

 

Na USP, o responsável pela coordenação é professor Cláudio Oller, da Poli. Ele explica que a Universidade e a Petrobras têm uma parceria já consolidada. "Em 1988, iniciamos o treinamento de engenheiros", conta.

 

Além do treinamento de quadros da empresa para trabalharem com controle de processos de refino, o Cetai desenvolverá pesquisa em tecnologia de controle remoto na operação de refinarias.

 

O modelo aplicado para a implantação do Centro é o das Redes Temáticas da Petrobrás. A proposta é fazer uma parceria de tecnologia com a Universidade, desenvolvendo projetos de infra-estrutura nas áreas de petróleo, gás e energia. Esse modelo foi desenvolvido para respeitar a cláusula de investimentos de Pesquisa e Desenvolvimento presente nos contratos de concessão de exploração e produção entre a empresa e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Segundo a cláusula, pelo menos 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade deve ser investido em pesquisa e desenvolvimento, sendo 50% para instituições nacionais.

 

Oller só vê a vantagens nessa parceria com a Petrobras. "É interessante para os nossos estudantes terem contato com a realidade da indústria".

 

O contrato prevê cinco anos de parceria e poderá ser renovado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13