SNCT

Uma semana dedicada à ciência e à tecnologia

Começa hoje a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Comemorada anualmente, no mês de outubro, o evento conta com a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e a colaboração de diversas entidades vinculadas ao setor. O objetivo é criar e consolidar no Brasil mecanis

Redação
19/10/2009 11:11
Visualizações: 16
Começa hoje a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Comemorada anualmente, no mês de outubro, o evento conta com a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e a colaboração de diversas entidades vinculadas ao setor. O objetivo é criar e consolidar no Brasil mecanismos que mobilizem a população em torno da importância da Ciência e da Tecnologia, contribuindo ainda para a popularização da ciência de forma integrada.
 
 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje (19) e vai até domingo (25) em todo o país, com o tema Ciência no Brasil. Estão previstas atividades como feiras de ciência, palestras, oficinas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas, encartes e livros, exibição de filmes e vídeos científicos e exposição itinerante.
 
 
Além da programação em Brasília, em um grande centro de exposições montado na Esplanada dos Ministérios, a semana deve mobilizar cerca de 350 cidades e 500 instituições em mais de 11 mil atividades em todo o país.


A abertura da semana está prevista para hoje às 11h, na Esplanada, em solenidade com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Na ocasião, o ministro e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, entregarão o 7º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica.


Na cerimônia, os Correios vão lançar o selo personalizado e o carimbo comemorativo alusivos à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Mais informações sobre os eventos em todo o país estão disponíveis no site http://semanact.mct.gov.br. 
 
 
Participação
 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB) estará presente no evento. Em um estande de 272 metros quadrados, a AEB apresentará o Programa Espacial Brasileiro aos visitantes com exposições, palestras e filmes.


Este ano, o espaço contará com novidades tecnológicas, como um filme em 3D e jogos eletrônicos interativos. Além disso, haverá um painel iluminado contando a história do Programa Espacial Brasileiro. Quem passar por lá verá, também, vídeos mostrando as aplicações dos satélites e uma parede com os spin offs - expressão inglesa usada para denominar casos nos quais as tecnologias, desenvolvidas no contexto dos programas espaciais, são usadas em atividades fora desse setor - desenvolvidos pelo Programa Espacial Brasileiro. No dia da abertura do evento (19), o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, estará presente no estande e fará palestra sobre a Missão Centenário.


O programa AEB Escola vai expor três telescópios - um do Clube de Astronomia, outro da Universidade de Brasília (UnB) e um terceiro, produzido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Nas noites de quarta-feira a sábado, logo após o anoitecer, serão realizadas observações astronômicas com apoio dos voluntários do Clube de Astronomia de Brasília. Serão oferecidas, ainda, no estande, oficinas sobre Astronomia e Astronáutica voltadas para professores e alunos da educação básica. Durante as oficinas será distribuído aos professores o livreto "Mão na Massa", com propostas de atividades sobre Astronomia, Astronáutica e Mudanças Climáticas que podem ser realizadas com material reaproveitável.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19