Evento

UK Energy in Brazil 2016: empresas do Reino Unido buscam negócios e parcerias no Brasil

Com presença do Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e do Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, evento promoverá troca de experiências entre empresas do setor de energia.

Assessoria UKTI
02/03/2016 13:12
UK Energy in Brazil 2016: empresas do Reino Unido buscam negócios e parcerias no Brasil Imagem: Divulgação/Embaixador Alex Ellis Visualizações: 141

No próximo dia 8 de março, às 9h, acontece o UK Energy in Brazil 2016, no Windsor Atlantica Hotel, no Rio de Janeiro. Organizado pela Missão Diplomática Britânica no Brasil e pelo UK Trade and Investment (UKTI), o evento traz a expertise de dezoito empresas britânicas, promovendo e consolidando o Reino Unido como parceiro estratégico do Brasil no setor de energia. Em sua 4º edição, o encontro terá sessão plenária, presidida pelo embaixador britânico Alex Ellis, workshops, reuniões individuais entre empresas do Brasil e UK e espaço para networking. “Nosso objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento entre Reino Unido e Brasil na área de energia, mercado no qual acreditamos oferecer muitas oportunidades, além de apresentar novas tecnologias e discutir as inovações e desafios do setor”, destaca Ellis.

Entre os palestrantes confirmados estão Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia; Magda Chambriard, diretora executiva da Agência Nacional de Petróleo (ANP); André Araújo, presidente da Shell; e Jorge Camargo, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

Atualmente, 200 empresas britânicas do setor de óleo e gás atuam no Brasil. Em 2014, o Reino Unido e o Estado do Rio de Janeiro assinaram um memorando de entendimento para a cooperação no setor de energia. Nos últimos dois anos foram gerados 2 bilhões de libras (cerca de R$ 12 bi) em negócios com empresas britânicas no Brasil na área de petróleo e gás, com apoio da Missão Britânica.

O UK Energy in Brazil terá três workshops simultâneos com a participação de grandes empresas do setor de Energia do Brasil e do Reino Unido que abordarão: construção naval e offshore, subsea e maximização da produção. Entre as empresas britâncias confirmadas estão Cummins; Dunlop Oil & Marine Ltd – Contitech; Express Engineering Ltd; PSM Instrumentation Limited; Reflex Marine; Teignbridge Propellers; Guidance Navigation; JDR Cables; Siemens; Wood Group Kenny; Airpac Bukom; Amec FW; Harris Pye; LR Senergy; Turner Townsend e Wood Group PSN.

Clarisse Rocha, chefe para Américas do Energy Industries Council (EIC), parceiro do UKTI na realização do UK Energy in Brazil, destaca as oportunidades que o Brasil oferece no setor de energia. "De acordo com EIC Data Stream, projeto do EIC para monitoramento de banco de dados, o Brasil tem 66 projetos upstream ativos e futuros, o que exigirá um investimento combinado de US$ 153 bilhões de dólares”, ressalta.

O sucesso da parceria entre o Reino Unido e o Brasil no setor de energia se deve a um envolvimento integral que vai além das conhecidas parcerias comerciais. Projetos que visam o compartilhamento de conhecimento têm ganhado cada vez mais espaço, potencializados pelo memorando de entendimento para a cooperação no setor de energia, assinado por ambos países em 2006. O interesse acadêmico também é considerável - apenas em 2015, o Reino Unido recebeu 11 mil estudantes brasileiros pelo programa Ciências Sem Fronteiras, muitos deles ligados ao setor de Óleo e Gás.

O embaixador Alex Ellis celebra o êxito dos projetos de cooperação no setor e destaca porque o Brasil ainda é um país atraente para negócios. “Desde 2009 firmamos mais de 20 projetos de cooperação técnica com instituições brasileiras, e estou seguro de que esta parceria será consideravelmente ampliada nos próximos anos. O Brasil continua ser bem visto para negócios com investidores de todo mundo e não há prova maior disso do que a aquisição da BG pela Shell”, reforça.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19