Internacional

UE concorda em banir petróleo vindo da Síria

Agência Reuters
02/09/2011 13:48
Visualizações: 133
Os governos da União Europeia concordaram em banir importações de petróleo da Síria, na tentativa de reforçar a pressão econômica sobre o presidente Bashar al-Assad e seu governo, disseram diplomatas e autoridades da UE.

O embargo decidido hoje (2) marca um passo significativo para o bloco, que até o momento havia adotado uma abordagem incremental nas sanções contra Assad, à medida que tentava forçá-lo a interromper a violenta repressão aos protestos pró-democracia ocorridos nos últimos cinco meses na Síria. A ONU diz que mais de 2.000 civis já foram mortos.

A decisão desta sexta também aumenta a lista de entidades sujeitas a proibições de viagens da UE e congelamento de ativos, incluindo três entidades e quatro pessoas, informou uma autoridade da UE à Reuters.

"As sanções foram decididas", disse a autoridade. As medidas entram em vigor no sábado (3).

Empresas europeias já estavam proibidas de fazer negócios com dezenas de autoridades sírias, instituições do governo e companhias vinculadas às Forças Armadas sírias e que tivessem relação com a repressão. Até agora, no entanto, essas sanções haviam tido poucos efeitos práticos.

O embargo petrolífero ainda é mais tímido do que a proibição de investimentos imposta pelos EUA à Síria, e analistas dizem que terá impacto limitado no provimento de recursos para Assad.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19