Tecnologia

Tubo de aço para indústria de petróleo ganha tecnologia Fluent

A V&M do Brasil adota software de simulação para definir parâmetros de operação e usar um mesmo forno para produtos que necessitam de temperaturas diferentes no tratamento térmico.

Redação
19/01/2006 02:00
Visualizações: 231

 A V&M do BRASIL, empresa do Grupo Vallourec & Mannesmann Tubes, aposta no software de simulação Fluent 6.2 para otimizar seu processos de tratamento térmico na produção de tubos de aço sem costura.

O software de CFD (Dinâmica de Fluídos Computacional), adquirido da norte-americana Fluent Inc., que é representada no Brasil pela Smartech Fluidos, foi adota para adequar o forno a uma temperatura de tratamento mais baixa e adequada a uma nova linha de produção da empresa.

"Ao invés de investir em novo forno, optamos por trabalhar com o mesmo nos dois processos, utilizando um software de simulação para definir parâmetros de operação", afirma Ricardo Junqueira Silva, da gerência de Energia e Utilidades da V&M do BRASIL.

Segundo informa a empresa, a ferramenta vem otimizar processos de produção de tubos para a indústria de petróleo, com ganhos de agilidade e redução de consumos energéticos.

Junqueira Silva explica que trabalhar com o equipamento numa temperatura muito diferente da estabelecida pelo fabricante não é o caminho para oferecer qualidade ao mercado. "Nessas condições, a homogeneidade do processo diminui e, para compensar, teríamos de deixar o tubo mais tempo no forno, perdendo produtividade", diz. O engenheiro acrescenta que a instalação  do software contribuiu ainda para reduzir gastos com combustível.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19