Sobena 2008

Transporte e logística são os temas mais abordados nesta quarta-feira

O mercado de transporte e logística, assim como discussões de pesquisas em andamento e desenvolvimento técnicos em projeto, construção e operação de navios e estruturas marítimas, foram os assuntos mais abordados nesta quarta-feira (15), no terceiro dia do Congresso Nacional de Transporte Aq

Redação
15/10/2008 19:19
Visualizações: 50

O mercado de transporte e logística, assim como discussões de pesquisas em andamento e desenvolvimento técnicos em projeto, construção e operação de navios e estruturas marítimas, foram os assuntos mais abordados nesta quarta-feira (15), no terceiro dia do Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

 

Os sistemas de programação, estrutura, controle e integração marítimos foram os temas iniciais das sessões técnicas do dia, que também contaram com apresentações de projetos, dentre eles, navios de apoio logístico, projetos de concepção e projetos para aerodeslizadores. As discussões também englobaram a engenharia offshore para a produção de óleo e gás no Brasil

 

As questões de hidrodinâmica, como sistemas de posicionamento, dinâmica de navios com velocidade, efeitos de estruturas offshore foram tratadas em painel, coordenado por Luiz Augusto Petrur Levy, da Petrobras. Já no painel, "Máquinas", representantes da Transpetro e da Petrobras, apresentaram sistemas de monitoração de offloading e diagnósticos de desempenho de motores propulsores, e membros da DENO-EPUSP, abordaram os temas inovação e competitividade da energia eólica offshore na indústria de petróleo e gás.

 

Tanto na parte da manhã, quanto à tarde, a questão do transporte e logística envolveram o evento. James Manoel Guimarães Weiss, do IPT, e Newton Reis de Moura, do CENPES-PB, realizaram palestra sobre transporte marítimo de gás comprimido, apresentando os condicionantes técnicos e econômicos. No centro de convenções, foi realizado apresentação sobre o transporte aquaviário de gás, que reuniu representantes nacionais e internacionais a discutirem questões como análise de risco e terminais flexíveis de regaseificação de GNL.

 

No final da tarde, acontece o painel 5, que terá o transporte marítimo no Brasil, como foco, onde os palestrantes irão indicar as principais tendências do setor.

 

O Congresso e a feira, que seguem até esta sexta-feira (17), encerraram o dia com um coquetel oferecido pela ABEAM - SYNDARMA.

 

Veleiro no hall do evento

 

Um veleiro fabricado pela Holos, uma das empresas incubadas pelo Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), está sendo exposto hoje no hall de entrada da sede da Firjan. O veleiro também havia sido exposto no Centro de Tecnologia da UFRJ, antes do evento.

 

O objetivo da exposição é chamar a atenção de estudantes e funcionários para a regata -- organizada pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA) -- a ser realizada, no dia 18 de outubro, como encerramento do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Naval (ENAV 2008), paralelamente ao 22º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore. 

 

O 5° ENAV, também foi muito movimentado nesta quarta-feira, e contou com apresentações sobre o papel da sociedade classificadora na construção naval brasileira e preservação do ambiente marinho.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13