Infra-estrutura

Transpetro investirá US$ 320 milhões na construção de álcooldutos

Netmarinha
04/04/2005 03:00
Visualizações: 266

O diretor de dutos e terminais da subsidiária da Petrobras, Marcelino Guedes, afirmou, em Santos, que com o novo empreendimento, a empresa terá capacidade para escoar oito milhões de metros cúbicos de álcool por ano.
A Petrobras Transportes S.A. (Transpetro) investirá cerca de US$ 320 milhões na implantação de álcooldutos destinados à exportação. Segundo Marcelino Guedes, diretor de dutos e terminais da subsidiária da Petrobras, os novos dutos ligarão a região Oeste do Estado de São Paulo, onde estão concentrados os maiores produtos brasileiros de álcool, aos terminais da empresa instalados no Rio de Janeiro e em São Sebastião.
A primeira fase do projeto prevê a utilização de dutos já instalados que vão de Paulínia até o Porto do Rio de Janeiro para o escoamento do produto. Logo após a conclusão dessa etapa, está prevista a implantação de dutos que ligarão a região de Ribeirão Preto a Paulínia, a cidade de Conchas também a Paulínia e Guararema até o Porto de São Sebastião. "Com os novos dutos, não teremos mais gargalos para o escoamento de álcool", garantiu Guedes.
Durante evento realizado, em Santos (SP), onde foram abordados diversos assuntos da área portuária, o diretor ressaltou que, com esse empreendimento, a Transpetro objetiva tornar-se um instrumento de logística para as exportações de álcool brasileiro. "Por enquanto, a Petrobrás não tem intenção de produzir álcool. O que queremos é atuar na logística e comercialização do produto", declarou.
Para Guedes, uma logística programada e uma boa infra-estrutura para transportar o produto serão fundamentais para que o álcool brasileiro atinja um valor competitivo principalmente nos países asiáticos, que deverão aumentar o consumo de etanol por conta da assinatura do Protocolo de Kyoto.
"Nosso país está muito distante do mercado consumidor e, quando isso acontece, a logística tem um peso muito grande. O Brasil só terá competitividade em países como Japão e China quando conseguir que o valor de um litro de álcool seja o mesmo de um litro de gasolina", afirmou.
O diretor ressaltou ainda que, para tanto, é preciso aumentar a capacidade dos navios utilizados no transporte de álcool. "Os navios deverão ter capacidade para transportar até 300 mil toneladas", disse.
De acordo com Guedes, o projeto está em fase de aprovação e as obras deverão ser iniciadas dentro de seis meses. Com os novos dutos, a Transpetro terá capacidade para escoar oito milhões de metros cúbicos de álcool por ano. A conclusão das obras está prevista para 2010, quando, segundo o diretor, o Brasil deverá estar produzindo 27 milhões de metros cúbicos por ano do produto.
O Brasil é o maior produtor de álcool mundial. Em 2004, foram produzidos 14 milhões de metros cúbicos do produto no país sendo que, desse total, 2,5 milhões foram destinados ao mercado externo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13