Infra-estrutura

Transpetro evita poluir em Itaqui

Gazeta Mercantil
13/06/2005 03:00
Visualizações: 21

A Transpetro, subsidiária da Petrobras na área de logística, está investindo R$ 3,5 milhões para aumentar os níveis de segurança e proteção do meio ambiente na área do Porto do Itaqui, onde opera dutos e terminais de derivados. A empresa acaba de adquirir mais de mil metros de barreiras e contenção para serem instaladas em volta dos manguezais localizados próximo ao porto. O objetivo é evitar que o mangue seja atingido em caso de acidentes nas operações de descarregamento e transbordo de derivado de petróleo. As barreiras já foram compradas. No momento, a coordenação da Transpetro em São Luís aguarda o processo de licitação para a contratação da empresa que vai instalar os dispositivos. A instalação deve ser iniciada e concluída no segundo semestre.

Há cinco anos não se tem registro de acidentes com derramamento de derivado no Itaqui, de acordo com o coordenador do Terminal Aquaviário de São Luís, Ubirajara Bezerra. Esta é uma medida preventiva para evitar danos ao meio ambiente que atende à meta da Transpetro em atingir níveis elevados de segurança na área do porto.

"A sociedade exige mais cuidado com o meio ambiente e esta faz parte da política de gestão da empresa", afirma o coordenador, ao justificar o investimento na área. A instalação dos dispositivos de segurança e de meio ambiente atende a normas estabelecidas pala Transpetro para seus terminais em todo o País. Entre os terminais da empresa que já contam com estes equipamentos estão Manaus, Belém e Madre de Deus (BA). Além de equipamentos fixos, a Transpetro tem dois mil metros de barreiras móveis para instalação em caso de derramamento de derivado, evitando acidente ecológico na baía de São Marcos, onde está o Porto de São Luís.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19