Petróleo

TNK-BP paga US$ 1 bilhão para ser sócia da brasileira HRT na Amazônia

Valor Online
29/09/2011 13:25
Visualizações: 133
A TNK-BP, terceira maior produtora de petróleo da Rússia, assinou contrato para pagar cerca de US$ 1 bilhão para tornar-se parceiro da brasileira HRT Participações em um projeto de petróleo na Amazônia brasileira, disse um representante da TNK-BP.

A transação com a HRT vai ser concluída em duas ou três semanas e a HRT vai permanecer como operadora, disse Sergey Funygin, chefe da divisão Venezuela da TNK-BP, em conferência em Puerto de la Cruz, na Venezuela. O acordo vai dar à TNK-BP uma parcela de 45% nos blocos exploratórios na Bacia do Solimões, onde a HRT recentemente descobriu sinais de petróleo, comentou o executivo.

As companhias assinaram um acordo definitivo para a TNK-BP unir-se ao projeto, afirmou Funygin. A HRT vai ser a operadora por pelo menos dois anos e as empresas têm a opção de alterar as condições do acordo, disse sem dar mais detalhes.

Funygin afirmou que a TNK-BP está em busca de oportunidades no Brasil, África, Oriente Médio e América Latina para diversificar operações.

O Brasil espera mais do que dobrar sua produção de petróleo nos próximos 10 anos ao desenvolver suas maiores descobertas na América em mais de três décadas.

A TNK-BP está comprando uma participação da Petra Energia, parceira original da HRT nos blocos, por meio de um acordo onde a HRT tem direitos de comprar a fatia da Petra. A HRT não retornou os telefonemas para comentar sobre o acerto com a empresa russa.

A empresa russa também pretende expandir-se na Venezuela.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13