Emissões

Termelétricas a toda

Greenpeace
10/08/2010 17:46
Visualizações: 116
O Brasil tem tudo para fechar 2010 com emissões mais altas de carbono. No sábado, dia 07 de agosto, o país bateu recorde diário de geração de energia por termelétrica, graças à combinação de aumento do consumo e o nível de reservatório mais baixo desde 2002 nas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste.


Retomada de crescimento econômico e o período mais acentuado de seca estão por trás da medida, apesar do uso de termelétricas, nos informa reportagem da Folha de S. Paulo, ter crescido proporcionalmente mais do que a demanda no período. Para o consumidor, o resultado de 28 usinas acionadas no sábado, 11 por decisão do governo e não em caráter emergencial, é reajuste na conta.


O CO2 está literalmente no ar. O mês de julho encerrou com 6.168 focos de queimadas na Amazônia Legal, representando, respectivamente um aumento de 40% e 175%, se comparado aos anos de 2008 e de 2009. Isto é sinal de que podemos esperar fogo grosso até o fim do período de queimadas.


E por falar em períodos, estamos no de ventos no Nordeste. Seria perfeito para geração de energia por turbinas eólicas, o que evitaria uso de termelétricas e, consequentemente, cortaria emissões. Enquanto não há investimento no setor, o vento só serve para emaranhar cabelos nas praias nordestinas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13