Gás

Sulgás quer difundir uso do gás natural no Estado

Jornal do Comércio (RS)
14/04/2010 15:59
Visualizações: 127

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) planeja elevar o número de clientes que possui no segmento residencial. Atualmente, o uso doméstico representa apenas cerca de 1% do consumo de gás natural no Estado. A meta do diretor-presidente da Sulgás, Antônio Gregório Goida-nich, é que esse percentual chegue a 5% até 2013.

 

“Estamos focando o desenvolvimento do mercado doméstico e de pequenos consumidores”, ressalta Goidanich. No momento, a estatal possui em torno de 800 clientes residenciais. A ampliação desse grupo ocorrerá em cidades como Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas e Novo Hamburgo.

 

Ontem à tarde, Goidanich participou do lançamento do Programa Gás Mais, realizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. A ação prevê a auditoria energética e capacitação de pessoal em empresas dos setores industrial e comercial de 20 municípios gaúchos.

 

Goidanich explica que a ideia é de que cada cliente tenha um atendimento individual para perceber o modo de utilização do gás natural que seja mais adequado, econômico e eficiente. O trabalho será feito através de uma unidade móvel, equipada com aparelhos, que levará um técnico até as companhias para fazer as análises necessárias.

 

“O gás natural é um produto que pode ter um custo muito menor se for usado nas melhores condições técnicas”, destaca Goida-nich. Ao todo, o Programa Gás Mais absorverá um investimento de R$ 960 mil divididos entre Sulgás, Petrobras e Fiergs. A operação da iniciativa ficará a cargo do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGás-ER), do Senai.

 

Hoje, no Rio Grande do Sul, 95 empresas do segmento industrial e 127 do comercial utilizam o gás natural como energético. E, para esse ano, o orçamento de investimentos da Sulgás é de aproximadamente R$ 40 milhões.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19