Energia

Suez à espera de aval da Aneel para ampliar Jirau

Valor Econômico
31/08/2010 12:31
Visualizações: 39
O consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR) espera que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) libere no início de setembro o reconhecimento da elevação da energia assegurada na usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, para aumentar o número de turbinas da usina, das 46 unidades para 50, o que deve elevar a capacidade da usina de 3,45 mil MW para cerca de 3,75 mil MW.
 

Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da GDF Suez, Gil Maranhão, a ampliação vai gerar receita adicional de "centenas de milhões" (de reais), embora ainda não possa ser mensurada, já que depende do aval da Aneel.
 

A agência espera o fim da audiência pública sobre o tema, criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), para definir o método de cálculo da energia excedente que poderá ser assegurada. A regra não será exclusividade de Jirau e pode ser usada em diversos projetos cujos pleitos já estão encaminhados. Há projetos que estão em fase de operação e outros em construção. "As novas máquinas só serão contratadas após o reconhecimento da energia assegurada adicional", disse Maranhão, que tem 50,1% do consórcio da usina de Jirau, acompanhado por Chesf (20%), Eletrosul (20%), Funcef (5%) e Camargo Corrêa (4,9%).
 

O objetivo é ter uma energia assegurada suficiente para bancar o investimento adicional na compra das quatro turbinas, de 75 MW cada. Na contratação inicial das obras civis, o consórcio já havia elevado o número de turbinas de 44 para 46 ao descobrir que havia mais água no local onde seria construída a usina.
 

"Estamos na expectativa de ter um posicionamento favorável. O governo tem que dar o máximo de si para não deixar fecharem as janelas de oportunidade, porque isso vai aumentar também o investimento da empresa, o que nem sempre é possível de se fazer", disse o executivo, após participar de palestra promovida pela Câmara de Comércio França-Brasil, no Rio.
 

No leilão de concessão, a ESBR venceu a licitação oferecendo 70% da energia no mercado cativo pelo valor máximo de R$ 71,40 o MWh. Os 30% restantes serão vendidos no mercado livre. A energia adicional produzida pelas quatro turbinas vão ao mercado livre. A Suez planeja entrar em novos leilões e já fechou, inclusive, parceria com fornecedores para participar dos processos do Rio Tapajós e de Teles Pires. Apesar de afirmar não ter tido problema com a sócia Camargo Corrêa na Jirau, Maranhão defende que construtores e bancos não façam parte do bloco de investidores, por uma questão de governança dos projetos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20