Pré-Sal

Sondas na cessão onerosa avançam em Franco e Tupi Nordeste

Agência Reuters
26/09/2011 20:11
Visualizações: 241
A Petrobras está avançando os trabalhos com as três sondas na região da cessão onerosa, com a perspectiva de iniciar produção em Franco, uma das principais áreas do conjunto, em 2015, afirmou o gerente de Planejamento de Exploração e Produção da Petrobras, Mauro Yusi Hayashi.

"Na área da cessão onerosa estamos com três operações. Já fizemos duas perfurações e estamos fazendo o complemento do teste de produção em Franco, no poço descobridor", disse ele a jornalistas nesta segunda-feira, após participar de evento sobre o pré-sal no Rio.

"Estamos furando no noroeste de Franco e no nordeste de Tupi também", adicionou.

A cessão onerosa é o conjunto de áreas do pré-sal compradas pela Petrobras do governo federal, com um volume total de 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo. A Petrobras pagou R$ 74,8 bilhões pelas áreas, em operação simultânea à da capitalização. O governo, indiretamente, ficou com ações da empresa em troca do petróleo.

Hayashi revelou que a sísmica da cessão onerosa já foi totalmente contratada e a estatal está finalizando a sísmica em 3 dimensões.

"Todas as informações da cessão onerosa já foram adquiridas. Estamos finalizando o processamento do 3D. É uma sísmica suplementar. Os poços a serem perfurados no ano que vem já terão essa nova informação".

Segundo ele, o desempenho dos poços do pré-sal é superior ao de campanhas anteriores, em relação ao tempo necessário.

"Normalmente, levávamos de dois a três anos só na sísmica e delimitação de áreas e mais quatro a seis anos para declarar comercialidade e desenvolver a estratégia de produção", disse.

"Agora esse prazos estão mais curtos. Tupi, por exemplo, foi descoberto em 2007 e a produção no TLD começou em 2010. Guará produz 15 mil e nossa projeção era de 50 mil, mas tem a limitação da queima e da unidade produtora que é de 30 mil barris", adicionou.

Franco é o principal campo da cessão onerosa, com estimativa de conter 3,058 bilhões de barris de óleo equivalentes.

O executivo estima que em 2017 a produção no pré-sal alcance 1 milhão de barris dia.

Atualmente, a produção está em 129 mil barris dia, segundo dados de agosto da empresa.

Hayashi prevê uma redução de custos no pré-sal em razão da alta produtividade dos campos em teste ou em atividade até o momento.

"Desde 2008, quando começamos a atuar no pré-sal, a perspectiva de poços produtores vem diminuindo bastante. Estamos ainda reduzindo o tempo necessário para a perfuração de cada poço. A perspectiva da necessidade de poços diminuiu porque a produtividade aumentou", declarou o gerente da Petrobras, sem detalhar qual o prognóstico de perfurações no pré-sal.

"Temos que calibrar a curva de produção com a capacidade das unidades de produção. Não adianta perfurar muitos poços se a plataforma tem limitação. O crescimento da produção está limitada por isso e um melhor desempenho dos poços vai se refletir num tempo de vida maior dos poços".
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19