Tecnologia

Solução da Honeywell possibilita operação remota no campo Valemon da Statoil

As soluções Experion® Process Knowledge System (PKS) e Honeywell Distributed System Architecture (DSA) permitirão que a Honeywell tenha comando remoto da instalação e a redução dos custos gerais e dos riscos associados à recuperação de recursos na plataforma Valemon, localizada no Mar do

Redação
11/01/2012 17:39
Visualizações: 264
A Honeywell acaba de anunciar que foi escolhida pela Statoil, companhia de energia internacional sediada na Noruega, para implementar as soluções Experion® Process Knowledge System (PKS) e Honeywell Distributed System Architecture (DSA) na plataforma Valemon, localizada no Mar do Norte. De acordo com a companhia, a DSA permitirá que a Honeywell integre o Experion à plataforma Kvitebjørn existente na Statoil, possibilitando o comando remoto da instalação e a redução dos custos gerais e dos riscos associados à recuperação de recurso.

O campo Valemon está localizado a 160 quilômetros a oeste da costa norueguesa e é um dos maiores projetos de desenvolvimento da Statoil. O local contém reservas recuperáveis de 26 bilhões de metros cúbicos de gás e 5 milhões de metros cúbicos de condensado, o que equivale a mais de 1% das reservas de gás da Noruega.

Com o Integrated Control and Safety System (ICSS) da Honeywell, o trabalho poderá ser controlado continuamente e a segurança das operações submarinas e de superfície será monitorada sem a necessidade de pessoal no local. A operação inteira será executada remotamente da plataforma Kvitebjørn. Além disso, a tecnologia da Honeywell reduz os investimentos necessários para alcançar o objetivo de uma plataforma não tripulada, já que são exigidos equipamentos adicionais menores e o mínimo de engenharia. A DSA reduzirá os custos de produção e aumentará a segurança do pessoal da Statoil e reduzirá também o risco de duplicação de bancos de dados do ICSS, que vão se tornando inconsistentes com o passar do tempo.

“Selecionamos a Honeywell por conta da capacidade que suas ferramentas têm de integrar-se perfeitamente à tecnologia existente. A robustez e a funcionalidade comprovadas do Experion PKS nos dá a possibilidade de obter soluções para maximizar a produtividade com segurança e com baixo custo, o que afetará positivamente a nossa posição competitiva”, afirma Guantak Park, gerente de Compras da Samsung Heavy Industries.

De acordo com Dan Lombardi, vice-presidente de Vendas da Honeywell Process Solutions para o EMEA, “o uso das tecnologias DSA e PKS da Honeywell em Valemon demonstra o recente avanço do setor na recuperação de recursos. A capacidade de trabalhar remotamente está abrindo a possibilidade de extrair grandes reservas inexploradas em locais como o profundo Mar do Norte, cujo acesso anteriormente era muito difícil, distante ou perigoso, além de ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência".

Com a produção planejada para começar em 2014, o gás extraído do campo Valemon será enviado aos consumidores da Europa por meio de tubulações existentes. A Samsung Heavy Industries está atuando como contratada de EPC (Engineering, Procurement and Construction, Engenharia, Aprovisionamento e Construção) do projeto.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13