Energia distribuída

Siemens e RWE na construção da próxima geração de Central Elétrica Virtual

Siemens
18/01/2016 14:49
Visualizações: 226

Centrais elétricas virtuais de hoje já transmitem a sua eletricidade a partir de um software acoplado, distribuindo energia nas instalações dos mercados de energia. Porém, uma solução de mercado em massa de baixo custo para a integração de produtores, consumidores e unidades de armazenamento ainda não existe. Siemens e RWE estão prontos para abordar este desafio com o Projeto RWE SmartPool, que eles estão construindo conjuntamente a próxima geração de um sistema de TI para conectar um grande número de recursos de energia distribuída. Ao fazer isso, eles estão agrupando recursos de energia distribuída em uma plataforma de tecnologia orientada para o futuro.

Os dois parceiros pretendem expandir a colaboração bem sucedida que mantiveram nos últimos anos com um novo acordo de cooperação que visa gerar interesse para o Projeto RWE SmartPool entre os novos participantes no mercado, tais como serviços públicos e operadores de rede, e convence-los a usar esta nova plataforma. O novo sistema vai aumentar significativamente o desempenho ao integrar um grande numero de recursos de energia distribuída. Ele também irá expandir as maneiras em que os operadores da rede de distribuição podem integrar as instalações de geração de energia – e, em especial, de fontes de energia renováveis – por exemplo, otimizar ainda mais a estabilidade da rede para tornar-se cada vez mais complexa.

No Projeto RWE SmartPool, RWE irá utilizar a tecnologia da Siemens para construir um sistema que torna possível conectar um grande numero de partes em recursos de energia distribuída, tais como geradores, consumidores (cargas) e unidades de armazenamento, para o sistema de TI de forma que seja adequado para o mercado em massa e possa lidar com vários clientes. Esta nova plataforma tecnológica será construída como um sistema de informação de energia e controle e irá fornecer, entre outras coisas, funções importantes para os operadores da rede de distribuição contra o pano de fundo da transição energética para o novo mix de energia. No futuro, a RWE SmartPool também poderá apoiar a estruturação entre os participantes do mercado e da rede em linha com o conceito de semáforo da associação da indústria BDEW.

Dr. Joachim Schneider, Diretor de Tecnologia da RWE Deutschland AG, acolhe a cooperação com Siemens. “Muitos passos inovadores devem ser tomados a fim de gerenciar com sucesso a transição energética para o novo mix de energia. Ao colaborar com a Siemens, seremos capazes de expandir significativamente os benefícios dos novos sistemas de tecnologia de TI e, assim, oferecer aos clientes e operadores de redes as soluções eficientes para seus negócios”. Como resultado, as obras públicas e os operadores da rede serão capazes de usar o RWE SmartPool para otimizar a comercialização dos quais são frequentemente pequenas quantidades de eletricidade gerada localmente.

Siemens licenciará DEMS descentralizada do sistema de gestão de energia para o Projeto. O sistema está baseado em EnergyIP, plataforma altamente escalável da Siemens para as aplicações de smart grid. “Com este sistema tecnologicamente líder, RWE estará bem equipado para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais digitalizado de energia”, disse Thomas Zimmermann, Presidente Executivo (CEO) da Unidade de Negócios Digitais dentro da Divisão de Gestão de Energia da Siemens.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.