Internacional

Shell estuda unificar os dois conselhos da petroleira

Expansión
17/06/2004 03:00
Visualizações: 41

A Royal Dutch Shell estuda a possibilidade de unificar seus dois conselhos de administração para ganhar transparência depois do escândalo desencadeado depois de revisar suas reservas.
O presidente da petroleira anglo-holandesa, Jeroen Van der Veer, forma parte do comitê que estuda novas estratégias para devolver a credibilidade da companhia depois de ter revisado as reservas provadas em quatro ocasiões nos últimos meses. As sucessivas revisões prejudicaram a imagem da empresa ante seus acionista, entre os que se encontra o fundo de pensões dos empregados públicos da Califórnia, o maior dos Estados Unidos.
Com a revisão de sua estratégia, a Shell busca melhorar sua eficiência e reforçar sua liderança. Isto implicaria em uma simplificação da estrutura diretiva, que poderia resultar na constituição de um único conselho administrativo a quem responderia um conselheiro delegado. De qualquer forma, poderia haver outras opções. A Shell revelará sua nova estratégia na reunião de acionistas do dia 28 de junho, ainda que o resultado do estudo só será conhecido em novembro.
Uma direção única garantirá maior claridade à estratégia da companhia, afirmam os analistas, que duvidam que um único conselho seja a solução, já que boa parte dos males da empresa têm origem "cultural".
A Shell Transport & Trading, de Londres, e a Royal Dutch Petroleum, de Haya, possuem seus respectivos conselhos de administração desde a fusão de ambas empresas en 1907. A Shell Transport possui 40% do grupo e a Royal Dutch, o restante.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19