Alternativa

Shell cria empresa para biocombustível

O gigante do petróleo anglo-holandês Royal Dutch Shell vai construir, em parceria com a empresa americana HR Biopetroleum, uma usina piloto na ilha americana do Hawai, que cultivará algas para a produção experimental de biocombustível. A Shell e a HR Biopetroleum, empresa com sede no Hawai, fo

Jornal do Commercio/
12/12/2007 02:00
Visualizações: 25

O gigante do petróleo anglo-holandês Royal Dutch Shell vai construir, em parceria com a empresa americana HR Biopetroleum, uma usina piloto na ilha americana do Hawai, que cultivará algas para a produção experimental de biocombustível. A Shell e a HR Biopetroleum, empresa com sede no Hawai, formaram, para isso, uma uma nova empresa, a Cellana, com maioria acionária para a companhia de petróleo, informaram em um comunicado.

A usina, que vai começar a ser construída "imediatamente", cultivará microalgas que possuem a particularidade de se multiplicar muito rapidamente e produzem "pelo menos 15 vezes mais de óleo vegetal por hectare que as alternativas como a colza, a soja ou pinhão manso".

Assim que forem recolhidas, as algas serão tratadas para a extração de óleo, que será em seguida transformada em biocombustível.

"As algas são muito promissoras porque elas crescem muito rapidamente, são ricas em óleos vegetais e podem ser cultivadas nas bacias de água do mar, reduzindo as necessidades em terras cultiváveis e em água doce", garantiram as duas empresas.

Este projeto inclui um programa de pesquisa com as universidades de Hawai, Mississippi e Dalhousie, na província canadense de Nova Escócia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19