Empresas

Shell comprará combustível da Petroplus, diz Sarkozy

Agência Estado
24/02/2012 15:33
Visualizações: 132
A Royal Dutch Shell fechou um contrato com a refinaria Petroplus Holdings, sediada na Suíça e em processo de insolvência, para processar petróleo durante seis meses na refinaria da Petroplus que fica na França, disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy, nesta sexta-feira (24). "Este contrato não é uma resposta definitiva", disse Sarkozy. "Mas sem ele a refinaria estaria acabada."

O maquinário industrial da refinaria não pode ficar ocioso por muito tempo", disse Sarkozy durante visita ao local, localizado em Petit-Couronne, cidade na costa norte francesa. A retomada das operações na refinaria, que foi gradualmente paralisada em janeiro, requer investimento de 50 milhões de euros, segundo Sarkozy.

A Shell transferirá 20 milhões de euros para a refinaria adiantando pagamentos futuros, enquanto o governo francês financiará os 30 milhões de euros restantes, disse o presidente.

A Petroplus, uma das maiores refinarias independentes da Europa, foi forçada a entrar com processo de insolvência no fim de janeiro, após lutar meses com a fraca demanda por causa da desaceleração econômica na Europa e com a capacidade ociosa, em meio a condições de créditos mais difíceis, altos preços de petróleo e competição com a Ásia e o Oriente Médio.

Tribunais de França e Alemanha nomearam administradores para gerenciar suas unidades da Petroplus, após a companhia suíça entrar com o pedido de insolvência depois de ficar sem dinheiro, informou a companhia na quinta-feira. Um promotor francês investiga se houve qualquer irregularidade nesse processo de insolvência.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13