Energia

Setor eólico defende criação de centro de pesquisas

Valor Econômico
10/02/2011 12:34
Visualizações: 40
O presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Ricardo Simões, defendeu ontem a criação de um centro de pesquisas e de um centro de testes para desenvolver equipamentos voltados ao setor. "Precisamos dominar essa tecnologia. Motivar os investidores que estão aqui para instalar as suas máquinas", disse ele no Wind Forum Brazil 2011, encontro que debate questões relativas do setor de geração eólica.
 

Simões lembrou que o crescimento da importância das usinas movidas pelo vento na matriz energética brasileiras ocorreu devido a uma "janela de oportunidade", a crise financeira de 2009. O desaquecimento econômico aumentou a capacidade ociosa das empresas da União Europeia, o que deixou os equipamentos mais baratos. A valorização do real em relação ao dólar também facilitou a aquisição desses equipamentos.
 

O Brasil gera atualmente 930,5 MW com as usinas eólicas. Em 2009, os ventos produziam apenas 606 MW. Mas a perspectiva de expansão é grande: nos leilões promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2009 e 2010 foram comercializados 3,8 mil MW, que serão entregues até 2013. Simões defende a continuidade dos leilões que deem prioridade à energia eólica pelo período de mais oito ou dez anos, como incentivo ao setor.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19