Leilões

Setor Energético está se reanimando com leilões e medidas, diz ministro

Redação/Assessoria MME
10/04/2017 20:54
Visualizações: 126

Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia, participou nesta segunda-feira (10/4) do seminário Concessões e Investimentos no Brasil: Novos Rumos“, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. No painel sobre Energia Elétrica, Coelho Filho afirmou que o setor energético está saindo de um período de soluções intervencionistas. Ele listou ações iniciadas nesses 11 meses que mudaram essa perspectiva, como a mudança no conteúdo local e a retomada dos leilões de petróleo.

“Estou muito animado com essa perspectiva”, disse sobre as rodadas deste ano. “Temos um longo caminho a percorrer, mas vemos que a direção está certa”, afirmou Coelho a listar a retomada de investimentos, como a venda da Distribuidora Celg-D e a valorização das empresas estatais do setor.

Participaram do painel, ao lado do ministro, Carlos Langoni, diretor do Centro de Economia Mundial (FGV); Antônio Saldanha, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Mozart Siqueira, diretor do grupo Brennand Energia.

Questionado por jornalistas antes do painel, Coelho Filho afirmou que está sendo estudada a realização de campanha sobre a situação hídrica do país, que afeta o custo de geração de energia:

“O segundo semestre de 2017 deve ser bastante difícil do ponto de vista do fornecimento hídrico, mas não energético, pois nós temos energia para poder atender à população. Por ser um fornecimento que deverá depender de maior parcela de geração térmica, deverá ter um custo adicional. A ideia é que pudéssemos iniciar campanhas de conscientização para poder reduzir o impacto que as bandeiras têm na conta do consumidor”, disse o ministro.

Para Fernando Coelho, essa comunicação sobre o custo da energia e o impacto da seca no custo da conta de luz deve ser perene: “Acho que isso é um movimento que pode se iniciar agora, mas tem de ser constante, independente do preço da energia. É uma ideia que está sendo estudada, estamos elaborando como vai ser”, avalia.

Durante o painel, Fernando Coelho afirmou que a integração energética da América Latina também ajudará a região a ter complementariedade nas matrizes energéticas dos países e a superar as dificuldades hídricas que o país está enfrentando.

Em agenda no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, o ministro Fernando Coelho Filho também participou de palestra para analistas do banco BTG Pactual. Após o evento da FGV, Coelho Filho foi recebido em reunião na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19