Indústria do plástico

Senai-SP assina termos de cooperação para projetos inovadores

Pesquisas envolvem iniciativas como a criação de embalagens plásticas retornáveis e com rastreamento, entre outras opções.

Agência Indusnet Fiesp
23/02/2016 15:07
Visualizações: 90

Foram entregues, na tarde desta segunda-feira (22/2), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), na capital paulista, os termos de cooperação de três projetos contratados segundo o edital de inovação da instituição. As iniciativas envolvem uma fórmula para a produção de filamentos a partir de plástico reciclado, reduzindo custos de impressão em 3D, o uso de embalagens inteligentes e o desenvolvimento de estruturas para serem utilizadas no balanceamento de alta rotação de motores, geradores e turbinas.

Participaram da cerimônia de entrega e assinatura dos termos de cooperação o diretor regional do Senai-SP e superintendente do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Walter Vicioni, o diretor técnico do Senai-SP, Ricardo Terra, e o gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai-SP, Osvaldo Maia, além dos representantes das empresas parceiras: Print Green3D, Reciclapac Soluções para Embalagens e Siemens.

“Essa é uma prática que aproxima a formação profissional da indústria”, afirmou Vicioni. “Com as escolas próximas dos setores produtivos, ambas as partes ganham”. De acordo com Vicioni, o Senai-SP vai “fazer o seu melhor para que os projetos sejam realizados como foram planejados”.

Segundo Maia, “a indústria nacional tem o que mostrar ao mundo”. “Temos pela frente 20 meses de trabalho, sintam-se em casa”, disse o gerente de Inovação e de Tecnologia do Senai-SP aos representantes das empresas.

Representante da Reciclapac, Rogério Junqueira explicou que o projeto a ser desenvolvido em parceria com o Senai-SP envolve a criação de uma embalagem retornável de plástico reciclável com um software para rastreamento. “O cliente vai saber exatamente onde está a peça”, explicou. “Juntos, vamos entregar ao mercado uma solução nova”.

Para William Toledo Lima, representante da Print Green3D, o projeto em parceria com o Senai-SP visa criar filamentos para impressão 3D com material reciclado, como as estruturas pet, por exemplo. “O Senai-SP é uma referência nessa área, a instituição à qual todo mundo recorre quando quer resolver alguma questão nessa linha”, afirmou.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19