Evento

Seminário "Brasil em Perspectiva" debate mão de obra e conteúdo nacional no setor de óleo e gás

No evento, que acontece nesta terça-feira (3) em São Paulo, o presidente da ISA Distrito - 4, Jorge Ramos, ministrará palestra sobre automação industrial no Brasil. Hoje, a tecnologia é imprescindível em todos os projetos de empreendimentos industriais e de infraestrutura.

Redação
03/04/2012 16:56
Visualizações: 49
Acontece nesta terça-feira (3) o quarto seminário da série Petróleo e Gás do "Brasil em Perspectiva", que abordará o risco de do apagão de mão de obra e a importância do conteúdo nacional, exigido nos projetos do setor. O evento é realizado em São Paulo, no Hotel Mercure, e é uma iniciativa do Grupo Ejesa.

O presidente da ISA Distrito - 4, Jorge Ramos, ministrará palestra sobre automação industrial no Brasil. Hoje, a tecnologia é imprescindível em todos os projetos de empreendimentos industriais e de infraestrutura e está relacionada aos principais temas da atualidade. Durante a apresentação, o executivo abordará aspectos relacionados ao mercado brasileiro, como a carência de mão de obra no setor, os riscos da "importação" de profissionais estrangeiros e os impactos para a engenharia nacional.

"A automação é fundamental para a otimização dos processos industriais e a falta de mão de obra qualificada impacta diretamente a competitividade da indústria, interferindo na qualidade e na produtividade. Essa escassez pode gerar a "importação" de profissionais estrangeiros ocasionando uma catástrofe para a engenharia nacional", ressalta Ramos. Ele também chama atenção para o conteúdo nacional. "A área de automação industrial ainda não foi convidada a discutir o conteúdo nacional, tema de grande relevância para a economia do Brasil. A exigência já foi adotada pela ANP no setor petrolífero e deve ser perseguida pelas outras cadeias, visando maior desenvolvimento e competitividade da indústria brasileira de bens e serviços", conclui.

O "Brasil em Perspectiva" tem como objetivo debater temas político-econômicos importantes no cenário atual do país e levar os participantes a uma reflexão aprofundada dos assuntos abordados.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19