Bacia de Santos

Secretário de Energia do Rio diz que escolha da Petrobras por Santos foi ``erro técnico`

Radiobrás
13/01/2006 02:00
Visualizações: 189

A decisão da Petrobras em instalar na cidade paulista de Santos a unidade de negócios para exploração e produção de petróleo da Bacia de Santos desagradou o governo fluminense. A cidade paulista disputava com o município de Niterói, na região metropolitana do Rio, a possibilidade de sediar a nova unidade da empresa, que vai receber investimentos de US$ 18 bilhões nos próximos dez anos.

O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, considerou a escolha da empresa um erro técnico. Isso porque, para ele, o litoral do Rio concentra a maior parte dos blocos de exploração da bacia, que também abrange os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

"As principais reservas de petróleo e gás natural descobertas foram em litoral fluminense. Não só o bloco BS-500, em frente aos municípios de Niterói e Maricá, como o bloco BS-400, que fica em frente a Angra dos Reis, e outros blocos potenciais, como o BS-10 e o BS-11", disse Victer.

O secretário também ressaltou o fato de Niterói possuir três portos offshore – fora do país –, preparados para receber a produção da Bacia de Santos. Segundo ele, isso é prova de que o município fluminense tem mais estrutura para receber a nova unidade e também ao fato de duas empresas multinacionais, a Maersk e a British Gas, explorarem a bacia, mesmo em litoral paulista, a partir de Niterói.

O secretário acredita que a escolha de Santos tem um caráter político e eleitoral. Ainda assim, Victer crê que a Petrobrás deva voltar atrás e escolher a cidade de Niterói para ser a sede das operações da unidade de negócios. "Essa decisão possivelmente deve ser reformada, ficando em Santos, somente, uma unidade de atividade administrativa."

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13