Combustíveis

Seca deve afetar leilão de biodiesel da ANP

Valor Econômico
29/02/2012 20:41
Visualizações: 152
A redução da produção brasileira de soja nesta safra 2011/12, em virtude da seca que ainda prejudica plantações na região Sul do país, deverá prejudicar também o leilão de biodiesel que está sendo promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta semana. Cerca de 80% do biodiesel produzido no Brasil é de óleo de soja.

Como observou a Informa Economics FNP, o Rio Grande do Sul lidera o ranking dos principais estados brasileiros produtores de biodiesel desde 2008, e a quebra da safra local de soja não só reduzirá a oferta como afetará a qualidade do grão, o que tende a diminuir o rendimento de óleo por tonelada.

Conforme estimativas da corretora gaúcha Brasoja, com a estiagem provocada pelo La Niña, o Rio Grande do Sul e o Paraná colherão 8 milhões de toneladas a menos que o previsto neste ciclo.

No 25º leilão de biodiesel, iniciado na segunda-feira, a ANP previu a contratação de 700 milhões de litros de biodiesel, segundo a Informa Economics FNP. No leilão anterior, com entregas previstas para entre os meses de abril e junho deste ano, foram 650 milhões de litros.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20