BS-400

São Paulo quer gás mais barato

Segundo governo paulista, reunião com Petrobras e Ministério das Minas e Energia está marcada para quarta-feira (02/03). O objetivo é antecipar a produção no BS-400 e baratear o custo do gás natural, cujo suprimento atual vem pelo gasoduto Bolívia-Brasil.


23/02/2005 03:00
Visualizações: 74

A reunião entre o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, e ministra das Minas e Energia (MME), Dilma Rousseff, para discussão da proposta de antecipação da produção do campo de gás de Mexilhão, o antigo BS-400, deverá acontecer na próxima semana. Segundo a assessoria do governo paulista, a data reservada na agenda é a próxima quarta-feira (02/03). A assessoria da Petrobras confirmou a reunião, mas tanto a companhia como o MME não confirmam a data.
O tema do encontro, no entanto, foi antecipado pelo governo paulista. A assessoria afirmou que após a reunião com vários prefeitos da Baixada Santista, o governador Alckimin prometeu interceder junto à Petrobras para que estudasse a possibilidade de acelerar o cronograma de produção do campo de Mexilhão e da construção do gasoduto que permitiria o transporte do gás do campo ao continente.
O suprimento de gás do estado de São Paulo vem do gasoduto Bolívia-Brasil a um custo mais elevado do que o que pode ser comercializado o gás de Santos. Em nota, o governador comenta: "metade do preço do gás é transporte."
Entre as justificativas do estado de São Paulo para convencer a Petrobras a antecipar o projeto está o crescimento do mercado de gás natural veicular (GNV) no estado. A assessoria ressalta que o governador de São Paulo sugeriu às montadoras desenvolverem carros tri-combustíveis e que isso seria um incentivo ao consumo do combustível. Além disso, a assessoria ressalta que o governo paulista defende o uso do gás natural devido a suas características de combustível limpo, com possibilidades de crescimento em função da aprovação do Protocolo de Kyoto.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19