Parceria

Russos querem participar de gasoduto da AL

A maior empresa de gás natural do mundo, a russa Gazprom, anuncia que pretende assinar um acordo com Brasil e Venezuela no primeiro trimestre de 2007 para fazer parte das obras do gasoduto que ligará Venezuela, Brasil e Argentina. "A América do Sul será estratégica para nós nos próximos anos

Agencia Estado
29/11/2006 02:00
Visualizações: 300

A maior empresa de gás natural do mundo, a russa Gazprom, anuncia que pretende assinar um acordo com Brasil e Venezuela no primeiro trimestre de 2007 para fazer parte das obras do gasoduto que ligará Venezuela, Brasil e Argentina. "A América do Sul será estratégica para nós nos próximos anos e queremos participar dos projetos na região. Esperamos que o primeiro deles seja o gasoduto", afirmou o diretor internacional de Gazprom, Stanislav Tsygankov. A empresa representa o maior ativo da política externa do presidente Vladimir Putin no momento.

O executivo contou que fará uma visita ao Brasil no início de 2007. "Já estamos negociando nossa participação no gasoduto. Queremos fechar o acordo para não perder essa oportunidade", afirmou o russo.


Segundo ele, um fator que pesou na escolha do projeto foi a participação da Petrobras e da Petróleo de Venezuela no empreendimento. "Consideramos a Petrobras uma empresa-chave e um acordo com ela será importante para que possamos ter uma presença de peso na América Latina", afirmou.


O gasoduto deve custar até US$ 23 bilhões e estar concluído em 2012. "Estamos em fase final de uma discussão sobre como poderemos participar. Nosso investimento dependerá do que ficará decidido nessas negociações", explicou Tsygankov.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19