Internacional

Rússia aumenta o volume de gás fornecido para a União Européia

Países europeus informam desabastecimento de até 40% de suas reservas. Estatal russa Gazprom aumenta em 95 milhões de m³ diários o suprimento de gás.

Redação
02/01/2006 02:00
Visualizações: 56

O governo russo anunciou nesta segunda-feira (2/1) que enviará mais gás para a Europa depois que vários países do continente informaram que suas reservas caíram em até 40% após Moscou ter cortado o suprimento para a Ucrânia. Entre os países com problemas de abastecimento estão França, Itália, Alemanha e Polônia.

A Rússia enviará uma carga extra de 95 milhões de m³ de gás natural diários para repor o gás que acusa ter sido roubado pela Ucrânia. O país nega a acusação de Moscou de que tenha desviado um volume do produto avaliado em US$ 25 milhões do gasoduto que corta o território ucraniano.

A crise entre os dois países começou no último domingo, quando a Rússia, por meio da estatal Gazprom, iniciou o corte do fornecimento à Ucrânia, que se negou a pagar o aumento de 360% do produto. O governo da Ucrânia declarou estar sendo punido por suas postura política mais independente de Moscou e desenvolver laços mais estreitos com o ocidente.

O vice-presidente da Gazprom, Alexander Medvedev, disse que a Ucrânia roubou 100 milhões de m³ de gás no domingo. O ministro de Combustíveis e Energia da Ucrânia, Ivan Plachkov negou que tenha havido desvio irregular de gás, mas afirmou que o país tem o direito previsto em contratos existentes de pegar parte do gás exportado por meio dos gasodutos ucranianos – principal rota das exportações russas – e que o faria caso a temperatura na região caia para abaixo de 3º C negativos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20