O primeiro navio UT ainda está em operação no Oeste africano. No Brasil há 30 embarcações deste tipo e na Noruega há 265. O conceito UT foi desenvolvido há mais de 30 anos.
RedaçãoA Rolls-Royce fechou, neste mês de novembro, o contrato de número 500 para o fornecimento de projeto e equipamentos UT para embarcações de apoio offshore. O navio que leva o equipamento será um manuseador de âncoras (AHTS) em águas profundas e será construído pelo estaleiro norueguês Aker Yards para o armador Island Offshore, do mesmo país.
Segundo informa a Rolls-Royce, o projeto UT foi criado há mais de 30 anos, mas o primeiro navio do modelo continua operacional em águas no Oeste Africano. A conceito foi desenvolvido a partir dos conhecimentos da empresa norueguesa Ulstein Trading (UT), que utilizou características dos navios pesqueiros operados em condições extremas no Mar do Norte. A partir de 1974, este modelo de embarcação offshore se estabeleceu como referência no mercado internacional.
Atualmente as embarcações UT de apoio a operações offshore são construídas em 22 estaleiros no mundo e são utilizados em divesos países. Na Noruega estão em operação 265 embarcações UT, 37 dela estão na Índia, 30 no Brasil, 28 na Coréia do Sul e 23 em Cingapura. "Desde 2001, a Rolls-Royce conseguiu encomendas para 30 projetos de embarcações offshore UT e pacontes de equipamentos a serem construídos no Brasil, no valor de mais de US$ 200 milhões", informa a companhia.
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