Internacional

Reservas de petróleo saudita podem ter sido exageradas, diz Wikileaks

A Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, pode ter exagerado e não possuir reservas suficientes para impedir um aumento dos preços do produto, segundo documentos da embaixada dos EUA em Riad.

Redação/ Agências
09/02/2011 12:17
Visualizações: 130
A Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, pode ter exagerado e não possuir reservas suficientes para impedir um aumento dos preços do produto, segundo documentos da embaixada dos EUA em Riad.


Os documentos, obtidos pelo Wikileaks e publicados pelo jornal "The Guardian", incentivavam Washington a levar a sério uma advertência de um executivo saudita do setor petroleiro de que as reservas do país podem ter sido aumentadas em 300 bilhões de barris, quase 40%.


Essa revelação ocorre no momento em que o preço do petróleo superou os US$ 100 por barril devido ao efeito combinado do aumento da demanda global e as tensões no Oriente Médio.


Sadaal-Husseini, geólogo e ex-chefe de explorações do monopólio saudita Aramco, disse em novembro de 2007 a um diplomata americano que a empresa não alcançaria a capacidade de 12,5 milhões de barris diários necessária para evitar a disparada dos preços.


Segundo esses documentos, escritos de 2007 a 2009, Husseini explicou que a Arábia Saudita poderia chegar aos 12 milhões de barris diários depois de dez anos, mas antes, talvez em 2012, a produção mundial de petróleo teria alcançado seu ponto mais alto.


Segundo o geólogo saudita, a Aramco não estaria em condições de frear o aumento dos preços mundiais do petróleo porque o setor energético saudita havia exagerado a magnitude de suas reservas para atrair investimentos estrangeiros.


Um dos documentos citava uma apresentação de Abdallah al-Saif, vice-presidente de prospecção da Aramco, segundo o qual a companhia tinha reservas de 716 bilhões de barris, recuperáveis em 51%, e em 20 anos, teria 900 bilhões de barris.


Um documento posterior, de outubro de 2009, advertiu que a escalada do consumo elétrico da própria Arábia Saudita faria com que suas exportações de petróleo fossem limitadas.


"A demanda (elétrica) pode aumentar 10% ao ano durante a próxima década devido ao crescimento demográfico e econômico, o que fará com que o país tenha que dobrar sua capacidade de geração elétrica até 68 mil megawatts em 2018", acrescentou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.