Energia

Repsol YPF vai investir em comunidade indígena da Bolívia

A Repsol YPF informou hoje que irá investir US$ 13,5 milhões em programas de desenvolvimento em comunidades indígenas guaranis, assentadas nas proximidades de um gigantesco campo de produção de gás no sudeste da Bolívia.

Invertia?reuters
23/11/2006 02:00
Visualizações: 134

O investimento na área do campo Margarita, que será feito em 20 anos, se somará aos nove milhões de dólares prometidos em separado aos guaranis pela operadora de gasodutos Transierra, uma parceria entre a Repsol YPF com a Petrobras e a francesa Total.

Ambos os programas foram acordados após mobilizações das comunidades indígenas, que denunciaram supostos danos ecológicos causados pela produção e transporte de gás natural do campo de Margarita. Em um comunicado, no entanto, a Repsol afirmou que os recursos "não constituem, sob nenhuma circunstância, uma indenização ou compensação por danos ambientais".

O campo de Margarita tem reservas comprovadas de 11 bilhões de pés cúbicos de gás natural, quase a quarta parte das reservas totais da Bolívia, cuja produção se intensificará a médio prazo para atender compromissos de exportação com a Argentina.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13