Internacional

Repsol assina acordo de expansão na Venezuela

Reuters
30/03/2005 03:00
Visualizações: 43

A petroleira espanhola Repsol YPF anunciou uma maior expansão na Venezuela, potencialmente dobrando suas reservas no quinto maior exportador de petróleo do mundo, enquanto o crescimento da produção no país será de 60%.
O acordo com a estatal de energia venezuelana, a PDVSA, ocorre depois da Repsol ter alarmado os investidores com um nível de reposição de reservas de 32,5% em 2004.
O acordo, que inclui a construção de uma planta de liquefação de gás e uma planta de geração de energia de 80 MW, será assinado nesta quarta-feira (30/03) para coincidir com a visita do primeiro ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, informou na Repsol na terça-feira.
Este é primeiro acordo deste tipo assinado entre Repsol e PDVSA, ele cria uma joint venture na qual 51% pertence a PDVSA e 49% é de propriedade da Repsol. A companhia não divulgou um desenho de investimentos.
A produção na Venezuela, atualmente calculada em mais de 8% do total do grupo, poderá crescer em 160 mil barris de óleo equivalente por dia. A produção atual é de 100 mil barris por dia.
"Além disso, a Repsol YPF vai dobrar seu nível de reservas no país", disse a companhia em um counicado. A Repsol tem reservas provadas na Venezuela de 233,5 milhões de barris de óleo equivalente.
No relatório de resultados de 2004, a Repsol disse que suas reservas foram reduzidas em 9,3%, para 4,9 bilhões de barris de óleo equivalente. Mais alarmante foi o nível de reposição de reservas, uma medida medida entre a reposição da produção corrente e indicador de crescimento futuro. Investidos gostam de ver esse nível superior a 100%, mas o nível da Repsol foi de 32,5%. Em 2003, a companhia havia atingido o nível de reposição de 142%, com a compra de 20% das reservas de gás da BP em Trinidad & Tobago.
O plano da planta de liquefação de gás na Venezuela, na campo offshore de Gran Mariscal Sucre, vai garantir à Repsol a segunda área de gás para LNG no Caribe, próximo à Trinidad & Tobago.
O projeto Mariscal Sucre está sendo negociado entre a Royal Dutch/Shell e Mitsubishi com a PDVSA. A companhia estatal brasileira, Petrobras, disse em fevereiro que também estaria estudanto investir no projeto.
Conversas com a Repsol sobre a participação em Mariscal Sucre continual preliminares, disse uma fonte da PDVSA que pediu para não ser identificada
A planta de energia termelétrica, de relativamente poucos 80 MW, seria construída na área de Barrancas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19