Tecnologia

Renovada parceria entre Emerson e CTGás

As obras de construção do Sítio de Testes e Calibração do Centro de Tecnologia do Gás (CTGás) foram retomadas a partir da recente assinatura de um aditivo ao Termo de Cooperação entre a Emerson Process Management, Petrobras e CTGás.

Redação
10/04/2006 03:00
Visualizações: 375

As obras de construção do Sítio de Testes e Calibração do Centro de Tecnologia do Gás (CTGás) foram retomadas a partir da recente assinatura de um aditivo ao Termo de Cooperação entre a Emerson Process Management, Petrobras e CTGás.

As atividades para a construção do Sítio, situado em Maracaíba, na Rio Grande do Norte, já estão sendo realizadas há aproximadamente dois anos, período durante o qual a Emerson tem oferecido serviços de calibração de medidores de vazão gás natural.

Segundo informa a empresa, a retomada das obras permitirá a entrega dos equipamentos e finalização dos trabalhos de campo no início do próximo semestre. Para atender o objetivo do CTGás de ter o Sítio concluído em janeiro de 2007, a Emerson terá que concluir a entrega, montagem e comissionamento até julho de 2006.

Após a conclusão das obras, informa a empresa, ainda há um período de seis meses para desenvolvimento de um processo de certificação junto ao Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), avaliado como bastante complexo no caso de um projeto desta dimensão.

O gerente de negócios de O&G da Emerson, Maurício Sucasas Negrão, avalia que este é um fato muito importante porque algumas tecnologias para medição de gás natural não estão sendo utilizadas no Brasil simplesmente pela falta de um local apropriado para executar a calibração periódica.

O especialista destaca, por exemplo, o medidores ultra-sônicos, que precisariam ser enviados anualmente ao exterior para serem calibrados. “Os custos com a logística e a necessidade de manter instrumentos em stand-by - devido ao  tempo gasto desde a saída do medidor até o retorno - inviabilizam a operação”, calcula Negrão, que também garante que com a implantação do Sítio os usuários vão contar com estes serviços disponíveis no Brasil em um tempo muito mais curto. 

Conforme ressalta a própria Emerson, o desafio é executar o projeto no menor tempo possível para que o CTGás consiga cumprir suas metas neste projeto.

O CTGás foi criado por meio de uma parceria entre a Petrobras e o Serviço Nacional de Apredizagem Industrial (Senai) para fomentar o uso e aplicacação de novas tecnologias na indústria do gás natural.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19