Combustíveis

Relação entre etanol e gasolina cai a 71,36% em SP

Agência Estado
12/12/2011 12:22
Visualizações: 145
A relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou a marca de 71,36% na primeira semana de dezembro, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O número apurado representou leve recuo, já que, na quarta e última semana de novembro, a relação havia sido de 71,60%.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

O nível elevado da relação etanol/gasolina está ligado especialmente à alta nos preços que o combustível derivado da cana-de-açúcar vem apresentando nas pesquisas da Fipe em 2011, por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que leva em conta uma base mais ampla de comparação.

Segundo o instituto, o etanol apresentou avanço de 1,51% na primeira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 7 de dezembro) ante elevação de 1,52% na pesquisa do encerramento do mês passado. A gasolina, por sua vez, mostrou variação positiva de apenas 0,02% contra alta de 0,48% do levantamento anterior. A alta média da inflação na capital paulista passou de 0,60% para 0,49% entre o final de novembro e a primeira quadrissemana de dezembro, de acordo com anúncio feito na sexta-feira (9) pela Fipe.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13