Apoio

Reforço escolar para o Prominp

O Dia
03/11/2009 12:02
Visualizações: 155
Alunos cadastrados no Programa Bolsa Família com níveis de escolaridade fundamental e média e idade acima de 18 anos vão receber reforço escolar para a seleção do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás Natural). Os editais devem sair a partir de 15 de novembro e as provas estão previstas para acontecer em janeiro.


Até lá, estudantes de oito estados terão dois meses de aulas de apoio ministradas em horário noturno. Haverá reforço das disciplinas cobradas no exame, como Português, Matemática e Raciocínio Lógico, tanto para o nível fundamental quanto para o médio.


No Estado do Rio, Caxias, Macaé, Itaboraí, São Gonçalo e Rio Bonito são alguns dos municípios que vão oferecer o apoio escolar. Até agora não há previsões de adesão ao projeto pela Prefeitura do Rio. O reforço não é obrigatório, faz parte de uma parceria entre União, estados e municípios.


Izabel Godinho, superintendente de Proteção Social Básica do Governo do Estado, explica que o Ministério do Desenvolvimento Social fornecerá material didático e lanches aos alunos, enquanto os municípios vão ceder os professores, o espaço físico e ainda ficarão responsáveis pela organização e a promoção das aulas.


“O Estado do Rio está mobilizando os municípios para aderirem à parceria. Alguns já vão começar as aulas nesta semana. Beneficiários do Bolsa Família e jovens em situação de risco social serão convidados. É para quem quer agarrar a oportunidade. O objetivo é tirar esse pessoal da vulnerabilidade”, disse.


Estimativas apontam que mais de 15 mil trabalhadores de baixa renda, que recebem até um terço do salário mínimo (R$ 155), devem se beneficiar do reforço escolar. Estudantes cadastrados no Bolsa Família, com mais de 18 anos, e que pretendem se inscrever na seleção dos cursos gratuitos do Prominp devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social do município em que moram para ter informações sobre as aulas de apoio.


O PROGRAMA


A SELEÇÃO
O edital para o 5º Ciclo de Qualificação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) está previsto para ser lançado no dia 15 de novembro. Estudantes com nível fundamental, médio, técnico e superior podem se inscrever na seleção.


PROVAS
As provas estão previstas para acontecer em janeiro. Os candidatos terão que responder a questões de Português, Matemática e Raciocínio Lógico.


APROVADOS
Selecionados nas provas poderão participar de treinamentos gratuitos de formação no Senai. Os cursos são oferecidos em parceria com a Petrobras. Mais de 70% dos que passam pela qualificação são aproveitados.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13