Desafio

Refinaria precisa de 12 mil só na construção

Diário do Nordeste (CE)
01/11/2010 12:58
Visualizações: 129

Receber uma refinaria não é simples, sobretudo, para um dos estados mais pobres do País. São inúmeros os obstáculos para deixar tudo pronto até o dia tão esperado do início de operação do empreendimento. Problemas que passam desde a questão das desapropriações até a instalação de uma infraestrutura adequada que traga suporte ao equipamento. Agora, o mais novo desafio do Ceará é qualificar 12 mil profissionais - exclusivamente - para a construção da refinaria Premium II, no Pecém. Em um cenário em que a construção civil cresce pujantemente (porém, na mesma proporção, sobe a necessidade de mão-de-obra especializada), alcançar esse objetivo depende, cada vez mais, de uma ação coordenada entre todos os agentes interessados em tirar a refinaria do papel e torná-la um grande marco para o que se vislumbra ser uma nova era da economia local.

 

Há 10 dias, segundo informou o Diário do Nordeste, o presidente Lula anunicou que a legalização da área da Premium II estava próximo de se encaminhar para uma solução definitiva a respeito da reserva indígena localizada naquela região, e reivindicada pela tribo Anacé - maior entrave, até então. Com a aproximação desse entendimento em relação ao terreno, a Petrobras já se preocupa com outro entrave: recrutar profissionais preparados para as obras. Foi o que confirmou, esta semana, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), que foi procurado para iniciar um trabalho de prospecção de operários qualificados. "Houve um contato inicial para pensar as primeiras ações nesse sentido. A intenção é atender essa demanda de 12 mil pessoas para construir a refinaria", assinalou o presidente do Sinduscon/CE, Roberto Sérgio Ferreira. Ontem, conforme informou, com exclusividade, o Diário, a assessoria de imprensa da Petrobras divulgou que 16.125 operários serão qualificados até 2013, nas áreas de construção civil, montagem, manutenção e operação, em todos os projetos da empresa previstos ou em execução no Estado.

 

Parceria com Senai

 

Roberto Sérgio acrescentou que a demanda atual por trabalhadores somente para a área imobiliária no setor da construção no Ceará é de dois mil profissionais. "Estamos precisando desse pessoal para agora. Para resolver esse problema, já acertamos uma parceria com o Senai. Teremos uma reunião, na próxima quarta-feira, para definir os detalhes do curso de qualificação. A previsão é de que o projeto comece a ser executado na semana seguinte", ratificou o presidente do Sinduscon/CE. Para ele, na área imobiliária, a saída mais rápida será treinar os operários que já estão habituados ao serviço. "Vamos qualificar os serventes que já trabalham conosco. O local será o próprio canteiro de obras. É mais fácil e menos demorado fazer isso com quem já está inserido, ao invés de partir do zero. São duas mil pessoas que irão se especializar e abrir vaga para outras duas mil, nos próximos 120 dias", revelou ele.

 

Para o diretor da Mercurius Engenharia, Ricardo Nóbrega Teixeira, apesar da carência, o Ceará ainda é uma referência nacional em mão-de-obra. "Recentemente, tive de fretar um avião com mais de 60 trabalhadores para levar ao Rio Grande do Sul, porque lá não tinha ninguém na área", disse.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19