Premium II

Refinaria está a todo o vapor, diz Gabrielli

Diário do Nordeste
02/12/2010 11:35
Visualizações: 27
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem que as providências para a concretização da refinaria Premium II, a ser instalada pela empresa no Ceará, estão "a todo o vapor". Ele ressaltou que o projeto da refinaria é de "alto grau de complexidade", mas garantiu que as questões referentes à fase inicial do empreendimento estão sendo "ultimadas".
 

A avaliação foi feita ontem pelo presidente da Petrobras ao responder pergunta do repórter da Rádio Verdes Mares, Newton Sales, que questionou como estaria a implantação da refinaria prometida para o Ceará. "Primeiro, não é refinaria prometida. A refinaria está se efetivando", garantiu Gabrielli ao jornal.
 

A entrevista foi dada ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Durante uma hora, Gabrielli atendeu a repórteres de rádios do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Paraná e Amazonas. Os investimentos em novas refinarias foi um dos assuntos mais abordados.
 

Segundo o presidente da Petrobras, a Universidade Federal do Ceará (UFC) está realizando os estudos de impacto ambiental e o Governo do Estado, finalizando a questão da legalização do terreno para instalar o empreendimento. A previsão é que a refinaria a ser instalada no Complexo Industrial do Pecém comece a funcionar em 2017.
 
 
Preparação
 
 
Gabrielli lembrou que foi iniciado em algumas áreas o trabalho de sondagem, atividade apontada por ele como indispensável para iniciar o processo de terraplenagem da área. "Dentro em breve, assim que resolvidas essas questões legais sobre o terreno, nós iniciaremos a licitação para a terraplenagem", disse o presidente da Petrobras.
 

A proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011 prevê que a Petrobras investirá cerca de R$ 310,27 milhões no empreendimento no próximo ano. O investimento total estimado para o projeto é de cerca de US$ 11 bilhões, segundo valores anunciados pela empresa em 2008.
 

"Estamos avançando na definição do projeto básico (da refinaria). Contratamos uma empresa de engenharia que é considerada uma das melhores em projeto de refinaria do mundo para desenhar a estrutura dos equipamentos. A refinaria é uma planta industrial complexa", disse Gabrielli. Segundo ele, a Premium II é particularmente mais complexa porque será utilizada para produzir principalmente diesel. "Estamos em pleno vapor na alavancagem de um empreendimento que leva cinco, seis, sete anos para ser efetivado", declarou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13