Investimento

Refinaria de Manaus será modernizada

Valor Econômico
27/08/2010 12:46
Visualizações: 200
A Petrobras decidiu modernizar a Refinaria de Manaus (Reman), dando fim a rumores de que a empresa planejava desativar a unidade. Segundo o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, as obras já estão definidas no orçamento, embora ele não possa dar detalhes devido ao período de silêncio legal a que estão submetidos os dirigentes da estatal até que seja concluída a capitalização, marcada para de setembro. No mercado o investimento é estimado em R$ 1 bilhão.
 

"Nosso orçamento prevê isso", disse Costa. Segundo ele, a operação consistirá em modernizar as instalações da refinaria, que tem capacidade para processar 46 mil barris de óleo/dia, para produzir derivados nas especificações ambientais em introdução no mercado brasileiro, como o diesel S-10 (com dez partes por milhão de teor de enxofre) que começa a ser distribuído para veículos novos a partir de janeiro de 2013.
 

"Se fechássemos a refinaria teríamos que levar derivados para lá, o que não faz sentido", diz. A princípio, não está prevista a ampliação da capacidade de refino. Segundo o projeto, a modernização da Reman será concluída no final de 2012. Costa disse que a Petrobras já assinou convênio com o Exército Brasileiro para que o Batalhão de Engenharia da força armada faça as obras de infraestrutura no terreno que receberá os novos equipamentos.
 

Ele disse ainda que além de preparar a refinaria para produzir combustíveis mais limpos, outra adaptação importante deverá ser feita na cesta de derivados produzidos pela Reman. É que atualmente há um foco na produção de óleo combustível, destinado a alimentar as usinas termelétricas do sistema Eletrobrás que abastecem Manaus e vizinhanças. Com a conclusão do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, as usinas vão ser adaptadas para operar à base de gás. Isso permite modificar o foco para outros derivados, como diesel, gasolina e querosene de aviação (QAV).
 

A notícia de que a Reman seria desativada progressivamente, publicada em Manus, causou grande mobilização política e trabalhista. A bancada amazonense no Congresso interpelou o Ministério de Minas e Energia e houve até passeata na capital do Estado contra a desativação. Para Costa, acabar com a refinaria teria "um custo gigantesco", uma vez que o Amazonas extrai petróleo na região de Urucu (55 mil barris por dia).
 

A Reman foi fundada em 1956 pelo empresário Isaac Sabbá e inaugurada em 1957 pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Em 1971 a Petrobras assumiu o controle da refinaria, adotando o nome de Reman. Em 1997, foi rebatizada como Refinaria Isaac Sabbá, em homenagem ao fundador.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19