Petrobras

Refinar no país ainda é considerado melhor negócio

Apesar das exportações terem gerado US$ 900 milhões de superávit comercial, o patamar de exportação deverá ser mantido mesmo com aumento da produção.


16/08/2005 03:00
Visualizações: 48

A exportação de petróleo e derivados, que atingiu o volume de 148 mil barris/dia no segundo trimestre de 2005 e representou um superávit comercial de US$ 900 milhões, deverá ser mantida nesse patamar ainda que a produção tenha tendência a crescer. Isso ocorre porque a Petrobras também tem investido no aumento na qualidade do refino com objetivo de aumentar a capacidade de processamento do petróleo nacional nas refinarias do país.
Segundo o diretor financeiro da companhia, Almir Barbassa, quanto maior a diferença de preço entre os petróleos leves epesados, há estímulo para o processamento do petróleo pesado e venda do derivado, a fim de se agregar maior valor ao produto com preço relativamente depreciado. De acordo com essa estratégia, a carga de petróleo nacional processado nas refinarias brasileiras aumentou de 73% no segundo trimestre de 2004 para 81% no segundo trimestre deste ano.
O aumento da produção deverá ser garantido pela entrada em produção de novas unidades, principalmente da P-50, programada para ser entregue em setembro, extrair o primeiro óleo em novembro e atingir o pico de produção, de 180 mil barris por dia, nos seis meses posteriores. Com o acrescimo da produção da P-50, a Petrobras atingirá a auto-suficiência a partir de novembro, mas na média do ano continua com 1,7 milhões de barris porduzidos diariamente, ainda abaixo dos 1,8 milhões do consumo nacional.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19