Licitação

Realização da Oitava Rodada da ANP indefinida

Empresas apontam que data prevista, no fim de agosto, dá pouco tempo para análise das áreas de exploração a serem ofertadas. Agência já trabalha com hipótese de adiamento

Redação
18/07/2006 03:00
Visualizações: 42

A gritaria é geral e espera-se que seja ouvida pelo Ministério Público: os investidores não terão tempo nem condições de analisar as novas áreas de exploração a serem ofertadas – e que ainda não foram anunciadas oficialmente –, se o governo decidir manter a data da Oitava Rodada de Licitações, prevista para o dia 28 de agosto. Inúmeras empresas, interessadas em participar do leilão, já se manifestaram junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP) quanto à indefinição das áreas.

Embora a ANP já tenha apresentado ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) uma lista de áreas a serem licitadas, selecionadas a partir de um estudo que envolve 18 bacias sedimentares do país, ainda não foi publicado o edital definindo quais serão ofertadas para as empresas nacionais e estrangeiras interessadas. Segundo uma fonte da ANP, este atraso já teria inviabilizado a realização do leilão, que foi antecipado de novembro para agosto devido à crise com a Bolívia, que despertou a necessidade urgente de viabilizar a produção de gás natural, assim como para garantir a sustentabilidade da auto-suficiência em petróleo.

De acordo com a fonte, a ANP espera que o governo adie o leilão, dando aos investidores mais tempo para analisar os blocos ofertados. A decisão, porém, arrisca embolar o leilão com o calendário eleitoral e uma eventual defição da eleição presidencial num segundo turno em outubro. Por outro lado, tampouco seria interessante manter a data prevista originalmente para a licitação, de 27 a 29 de novembro, uma vez que faria do leilão o último do calendário internacional – quando os investidores já estariam com seus recursos comprometidos com projetos em outras regiões.

A indefinição é total.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20