Licenciamento Ambiental

Ramboll Environ participa do evento do Ibama sobre conflitos ambientais

Empresa foi convidada pela Superintendência do IBAMA do Rio de Janeiro para apresentar e discutir a abordagem de mediação de conflito empregada em uma etapa do licenciamento ambiental de Belo Monte.

Assessoria/Redação
05/07/2016 15:41
Visualizações: 251

Hugo Diogo, gerente de Performance Social da Ramboll Environ para a América Latina, fará uma palestra em evento do IBAMA sobre mediação de conflitos nos processos de licenciamento, promovido pela Superintendência do IBAMA-RJ (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), na quarta-feira, dia 6 de julho, às 14h30, no auditório da instituição, localizado na AV. Praça 15 Novembro, nº 42, 10º Andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ.

O convite para participação da empresa foi motivado por um trabalho de consultoria realizado no âmbito do licenciamento ambiental da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, no Estado do Pará, que resultou em um um seminário sobre os impactos na pesca, em fevereiro deste ano, e que utilizou abordagens e metodologias de mediação de conflitos nos cenários complexos da empresa.

“Nossa participação neste evento é uma excelente oportunidade para compartilhar uma expereriência de gestão independente de conflitos em um cenário de alta complexidade, bem como os resultados e lições obtidas. Simultaneamente, teremos oportunidade de mostrar como Ramboll Environ pode auxiliar no delineamento e implementação de estratégias para mediação de processos de conflito no âmbito do licenciamento ambiental”, afirma Diogo. Ele destacou ainda que a empresa possui vasta experiência e dominio de metodologias e ferramentas de alta performance para transformar cenários conflituosos e que são fontes de riscos e impactos para os atores envolvidos.

O evento contará com a participação de técnicos do IBAMA e de outros órgãos governamentais, como INEA, EPE, universidades além de executivos de empresas engajadas com ações socioambientais.

Serviço:

Dia: 06 de julho, amanhã;

Local: Auditório do Ibama na Praça 15 Novembro, nº 42, 10º Andar, Centro, Rio de Janeiro

Confira a programação abaixo:

· 14h30 – Abertura de Zilto Bernardi Freitas, superintendente do IBAMA no Rio de Janeiro;

· 14h45 – Breve contextualização do licenciamento ambiental da UHE Belo Monte, a ser realizadas por Roberto Huet de Salvo Souza, coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental do IBAMA do Rio de Janeiro, e Paula Márcia Salvador de Melo, assessora técnica da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC) do IBAMA;

· 15h – Apresentação de Metodologias Específicas para Prevenção e Remediação de Questões Socioambientais, por Hugo Ricardo L. Diogo, gerente de Responsabilidade Social da Ramboll para a América Latina;

· 16h30 – Debates.

“Este evento visa reforçar os esforços das instituições governamentais para avaliar o uso de melhores e novas práticas de mediação de conflitos em processos de licenciamento. Estudo recente da Harvard Kennedy School e Universidade de Queensland indica que quase 45% dos custos não previstos associados a um empreendimento têm por causa conflitos comunitários. Assim, estamos diante de um tema que é muito importante para todas as partes envolvidas e a mediação independente traz uma perspectiva inovadora para o processo de licenciamento com foco na geração de ganhos mútuos”, reforça Diogo.

Sobre a Ramboll

A Ramboll é uma empresa multinacional de consultoria, engenharia e design, com atividade multidisciplinar, que conta com 300 escritórios, instalados em mais de 35 países em todos continentes. Atua nos mercados de Água, Energia, Petróleo & Gás, Transportes, Planejamento Urbano, Arquitetura e Construções e Gestão de Negócios. Em conjunto com a Environ, atua ainda em Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

A Ramboll conta com mais de 12.800 colaboradores, entre engenheiros, designers e consultores, comprometidos com a criação de soluções sustentáveis e de longo prazo para os seus clientes e a sociedade. Recentemente, a empresa foi classificada entre as três principais empresas de "serviços ambientais" segundo pesquisa global do instituto independente de pesquisa Verdantix.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.