Energia elétrica

Queda de 6,3% no consumo de energia e aumento de 88,1% na produção de energia eólica no início de outubro

Redação/Assessoria CCEE
07/10/2016 12:58
Queda de 6,3% no consumo de energia e aumento de 88,1% na produção de energia eólica no início de outubro Imagem: Cortesia Vestas Visualizações: 182

Os dados preliminares coletados entre os dias 1º e 4 de outubro indicam queda de 6,2% na geração e 6,3% no consumo de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2015. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O montante de energia gerada nos quatro primeiros dias de outubro somou 57.475 MW médios no Sistema Interligado Nacional - SIN com destaque para a produção eólica (+88%) com a entrega de 4.977 MW médios. A geração hidráulica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, alcançou 38.446 MW médios, queda de 8,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. A representatividade da fonte foi de 66,9% sobre toda energia gerada no país, índice 1,4 ponto percentual inferior ao registrado no ano passado. Os dados preliminares também indicam queda de 16,4% na produção das usinas térmicas, alavancado pela menor produção das usinas bicombustível (-81,4%), a óleo (-67,7%) e a gás (-23,1%).

A análise aponta que o consumo de energia no SIN alcançou 55.181 MW médios com queda de 9,5% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, reflexo da migração de clientes cativos para o mercado livre - ACL. Mesmo sem esse impacto, a queda seria de 5,9%. Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, foi registrado aumento de 3,9% no consumo que, excluindo o registro de novas cargas vindas do mercado cativo, apresentaria queda de 7,3%.

Dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, os maiores índices de consumo foram os registrados nos setores de comércio (+54%), serviços (+32,1%) e telecomunicações (+26,4%). O crescimento destes segmentos está vinculado à migração dos consumidores para o mercado livre. Houve queda no consumo entre os setores de extração de minerais metálicos (-22%) e químico (-2,2%). Expurgando os efeitos de migração, observa-se que apenas os segmentos de madeira, papel e celulose, transporte e metalurgia e produtos de metais registraram aumento no consumo no período

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, até a primeira semana operativa de outubro, o equivalente a 90,1% de suas garantias físicas, ou 45.118 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 86,6%.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19