Petróleo

Qual a vantagem de comprar 33% da Galp?

Valor Econômico
28/01/2011 11:31
Visualizações: 134
O objetivo estratégico da Petrobras para adquirir a participação de 33,34% da italiana Eni na portuguesa Galp intriga analistas do mercado financeiro, que não conseguiram até agora visualizar os benefícios do negócio. Enquanto isso, as conversas entre Petrobras, Eni e acionistas da Galp reunidos na Amorim Energia - o bilionário português Américo Amorim, Isabel dos Santos e a Sonangol, estatal de petróleo de Angola - continuaram na Europa ao longo desta semana.
 

Questionada, a estatal não informa sua estratégia, reafirmando apenas que está analisando o negócio. Até agora os ganhos econômicos não são visíveis assim como os supostos benefícios que tornariam Portugal a porta de entrada de biodiesel brasileiro na Europa a partir de óleo de palma e dendê produzidos no Pará, em acordo assinado pelas duas empresas endossado pelo ex-presidente Lula. O acesso do biocombustível brasileiro ao mercado europeu está nos planos da Petrobras.
 

A sustentar a estratégia está a meta da União Europeia definida durante a Cúpula de Copenhague, de cortar em 20% as emissões de CO2 na região até 2020. Até lá, a diretiva de energias renováveis (RED na sigla em inglês) prevê redução de 10% das emissões do setor de transportes; enquanto outra diretiva para melhorar a qualidade dos combustíveis e reduzir a intensidade de carbono (FQD) obriga que energia suprida para transporte terrestre seja reduzida em 6% até 2020, o que obrigará os refinadores a misturar até 12% de biodiesel no combustível.
 
 
Fontes de diversos setores procuradas só falam sobre o assunto de forma reservada. Mas explicaram que o mercado europeu é protegido para garantir espaço para agricultores locais e por isso um produto plantado no Brasil, mesmo que processado em Portugal, pode sofrer com as barreiras comerciais existentes.
 

Essas metas justificariam, em tese, a estratégia da Petrobras, apesar de permanecerem dúvidas sobre o surgimento de barreiras comerciais. "Não existe um mercado europeu de combustíveis. Existem mercados, tipo o francês, o alemão e o espanhol, por exemplo, onde predomina a Abengoa, empresa que tem acordos com a Repsol ", explica uma fonte, que prevê entraves à Galp para acessar o mercado ibérico. "É tudo muito fragmentado e cheio de legislações, fechando a porta para terceiros".
 

Qualquer que seja o custo da operação - mencionou-se US$ 4,7 bilhões em Portugal, valor que no Brasil foi considerado "irreal" -, ele será bilionário em um momento em que o dinheiro está escasso na estatal, que tem à frente um leque colossal de projetos orçados em US$ 224 bilhões até 2014 e que está em revisão, podendo subir. O analista de um banco internacional considera o negócio ruim para a Petrobras. Ele lembra que a estatal estaria comprando parte de uma empresa mais "cara" do que ela, já que o múltiplo (critério de valor da empresa/Ebitda) da Galp nos últimos doze meses é de 14,9 enquanto o da Petrobras é de 7,2. "Acho ruim a Petrobras comprar uma empresa negociada por um múltiplo mais alto que ela para ter acesso a uma pequena parte do pré-sal. E o acesso ao mercado de combustíveis na península ibérica não é uma razão, na minha opinião", diz o analista, que também pediu para não ser identificado.
 

No início do mês a corretora Ativa considerou negativa a entrada da Petrobras na Galp. Em relatório para clientes, a analista Monica Araújo, observou que apesar da parceria entre as duas empresas, "o valor envolvido tem relevância frente aos investimentos programados anualmente pela Petrobras e pelos desafios de investimentos diretos da Petrobras no segmento de exploração no Brasil".
 

Diz ainda que a exposição da Galp às áreas do pré-sal é o principal motivo da análise da Petrobras, "mas para tal terá que ter participação também em outros ativos na Europa, como refino".
 

Descontadas as análises econômicas, a Petrobras também enfrenta resistência dos atuais acionistas da Amorim. Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal e tem como sócios indiretos na Galp a filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (no poder desde 1979) e a Sonangol, que detém indiretamente 9%. Os Santos tem vários negócios com Amorim e há tempo querem reduzir o poder da Eni. O tema é delicado, pois a família pode tornar difícil a vida das empresas de petróleo em Angola, uma das mais prósperas fronteiras de óleo da África.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19