Setor naval

Promar entrega barco de apoio à Shell

O barco de apoio Austral Abrolhos, que será utilizado pela Shell nas operações nos campo de Bijupirá e Salema, será entregue nesta quinta-feira (23/09), em solenidade no Espaço Cultural do Museu da Marinha, no Rio de Janeiro. Para viabilizar a construção do barco no Brasil, a Shell firmou um

Redação
22/09/2004 03:00
Visualizações: 170

O barco de apoio Austral Abrolhos, que será utilizado pela Shell nas operações nos campo de Bijupirá e Salema, será entregue nesta quinta-feira (23/09), em solenidade no Espaço Cultural do Museu da Marinha, no Rio de Janeiro. Para viabilizar a construção do barco no Brasil, a Shell firmou um contrato de US$ 25 milhões com a Gulf Marine do Brasil para prestação de serviços de embarcação. A Gulf encomendou o Austral Abrolhos ao estaleiro Promar, que construiu a embarcação em 16 meses.
À entrega da embarcação estarão presentes o presidente da Shell Brasil, Aldo Castelli, o vice-presidente de exploração e produção, John Haney, e o secretário de estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, Wagner Victer. O barco, de 65 metros de comprimento e capacidade para 200 pessoas, estará ancorado no cais do Museu da Marinha, na Praça XV, no Rio.
As principais funções do Austral Abrolhos são transportar suprimentos, dar apoio às operações de escoamento do óleo do navio-plataforma FPSO Fluminense para os navios tanques, além de amarração e o eventual reboque desses navios. A embarcação também está preparada para atuar em atividades de resgate e situações como acidentes ambientais e incêndios.
"Temos o compromisso de utilização do Austral Abrolhos até o cumprimento do prazo de cinco anos, em 2008, quando há a possibilidade de renovar o contrato por mais oito anos ou confirmá-lo ano a ano", explica o vice-presidente de Exploração e Produção da Shell Brasil, John Haney
Os campos de Bijupirá e Salema, onde a embarcação vai operar, são adjacentes, localizados na Bacia de Campos em lâminas d`água de 400 m a 870 m. A Shell é operadora dos campos com participação de 80% e a Petrobras é parceira no empreendimento com 20% dos ativos. A produção do Bijupirá-Salema é de cerca de 55 mil barris por dia. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13