Energia solar

Projeto onshore na Noruega irá receber turbinas eólicas da Siemens

Serão 50 turbinas para um dos maiores parques de energia eólica terrestres da Noruega.

Assessoria/Redação
15/07/2016 17:20
Visualizações: 211

A Siemens recebeu um pedido para fornecer, instalar, e comissionar 50 turbinas eólicas onshore na Noruega. Os desenvolvedores do projeto são a Zephyr AS e a Norsk Vind Energi AS. Fundos administrados pela BlackRock estão financiando o capital para o projeto. As turbinas eólicas, cada uma com capacidade de 3,2 megawatts e diâmetro de rotor de 113 metros, serão montadas em Rogaland, no sul de Stavanger, na Noruega. O parque de energia eólica de Tellenes produzirá energia limpa equivalente ao consumo anual de 30.000 residências norueguesas. Segundo os termos contratados o Google usará energia renovável produzida pelas turbinas eólicas para abastecer data centers na Europa. A Siemens também será responsável pela operação e manutenção das turbinas eólicas num contrato de longo prazo.

"Empresas de tecnologia como o Google estão cada vez mais cobrindo suas demandas crescentes por energia com energia eólica limpa", afirmou Thomas Richterich, CEO da Divisão de Energia Eólica e Renováveis Onshore da Siemens. "Estamos orgulhosos de fazer parte desse desenvolvimento com nossa tecnologia de acionamento direto. Tellenes também será um dos maiores projetos eólicos onshore na Noruega”. A Siemens entregará sua turbina de acionamento direto SWT-3.2-113 para o projeto Tellenes. A construção começará em julho de 2016, e a previsão é de que a operação total do projeto ocorra no final de 2017.

O projeto eólico fornecerá energia renovável para os data centers do Google na Europa por 12 anos. Esse arranjo entre fronteiras é possível graças a um mercado de energia cada vez mais integrado na Europa. Em particular, o mercado Nord Pool escandinavo permite que o Google compre energia renovável com Garantia de Origem certificada na Noruega, e consuma uma quantidade equivalente de energia em qualquer parte da Europa.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives. A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19