Internacional

Produção de aço no Japão em novembro é a menor em 10 anos

Agência Reuters
19/12/2011 17:02
Visualizações: 138
A produção de aço bruto do Japão em novembro caiu 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado, para o menor nível em 10 anos já registrado para o mês, depois que inundações na Tailândia, importante centro para a produção de veículos, reduziu a demanda por aço.

A produção de novembro somou 8,7 milhões de toneladas, menor volume desde novembro de 2001, quando o Japão havia produzido 8,1 milhões de toneladas, informou a Federação de Ferro e Aço do Japão.

Siderúrgicas que usam fornos elétricos, que derretem sucata, aumentaram produção em novembro em meio a contínua recuperação no setor de construção civil após o terremoto e tsunami que atingiram o país em março. Mas as principais siderúrgicas do Japão reduziram produção em reação à queda nas exportações.

"Foi em novembro quando os clientes começaram realmente a cortar novos contratos de volumes por causa das enchentes na Tailândia", disse um representante da entidade, acrescentando que o iene forte também estava afetando exportações para a Ásia.

No mês passado, a JFE Steel, quinta maior produtora de aço do mundo, afirmou que planeja produzir 300 mil toneladas menos de aço bruto no trimestre de outubro a dezembro que o originalmente estimado. A empresa se juntou à Nippon Steel e a outras usinas da Ásia que cortaram produção após a rápida deterioração do mercado siderúrgico asiático desde setembro.

O saldo de novembro foi a terceira queda consecutiva na produção na comparação anual, após o recuo de 0,3% em outubro e baixa de 3,8% em setembro.

Na comparação com outubro, a produção caiu 8,3%, mais rápido declínio mês a mês desde fevereiro de 2009. Em base diária, a produção recuou 5,2% sobre outubro.

Nos 11 primeiros meses do ano, a produção de aço bruto do Japão acumula 99,2 milhões de toneladas, baixa de 1,2% sobre o mesmo período de 2010.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19