Relatório AIE

Produção brasileira de petróleo deve atingir 2,15 milhões b/d em 2008

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que a produção de petróleo no Brasil em 2008 vai atingir uma média de 2,15 milhões de barris por dia, ante a média de 1,9 milhão de barris deste ano. "Projetos em águas profundas nos campos de Roncador, Polvo, Golfinho, Piranema e Marlim Leste

Agência Estado
13/07/2007 03:00
Visualizações: 126
A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que a produção de petróleo no Brasil em 2008 vai atingir uma média de 2,15 milhões de barris por dia, ante a média de 1,9 milhão de barris deste ano. "Projetos em águas profundas nos campos de Roncador, Polvo, Golfinho, Piranema e Marlim Leste sustentam potencialmente o ano de aumento mais forte na produção do Brasil já registrado", diz o relatório mensal da agência.

Segundo a AIE, a produção brasileira de biocombustíveis, em sua maioria composta de etanol (álcool combustível), deve crescer em média 50 mil barris diários em 2008, atingindo 360 mil barris diários. "O etanol brasileiro tem vantagens competitivas em relação aos custos de produção, o uso de terras para agricultura, e de infra-estrutura, quando comparado aos biocombustíveis em outros países, sustentando seu crescimento de médio prazo", disse.


A produção mundial de biocombustível - principalmente etanol e biodiesel - deve crescer 32% em 2008, atingindo 1,45 milhão de barris diários. Segundo a agência, essa performance será semelhante à registrada neste ano. O crescimento da produção de biocombustíveis nos países da Europa Ocidental representará 38% da expansão global da oferta do produto em 2008. Mas a AIE salientou que "questionamentos continuam sendo feitos em relação à viabilidade econômica dos biocombustíveis, à competição no uso da terra entre energia e produção de alimentos e a uma aparente carência de políticas específicas para o produto no setor de combustíveis para veículos., ,, ,
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19